Quais tipos de teatros existiram na era medieval?

Escrito por justin beach | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O teatro medieval é o teatro da Europa que foi criado entre a queda do Império Romano do Ocidente e o início do período da Renascença. Além de demonstrar uma demanda popular pelo teatro em todos os níveis da sociedade, o teatro medieval teve uma forte influência sobre o teatro elisabetano, que inclui a influência de Shakespeare.

Outras pessoas estão lendo

Teatro popular

O teatro popular começou com o fim do drama e das trupes de teatro romanas. Trovadores e malabaristas errantes, embora fossem rejeitados pela sociedade, continuaram populares em partes da Europa por muito tempo depois do fim do período medieval. Junto com os trovadores vieram as peças populares, possivelmente remanescentes das cerimônias pré-cristãs. Acredita-se que os contos modernos de Robin Hood e Lady Marion foram derivados dessas peças populares medievais.

A Igreja

As peças de mistério ou liturgia cresceram a partir da Igreja Católica Romana. Porque a maior parte da maioria das congregações na época era analfabeta em qualquer idioma, e não entendiam nada do latim que era lido e escrito nas escrituras da época, e porque seus conhecimentos sobre o cristianismo eram superficiais na melhor das hipóteses, as peças ensinavam as histórias da Bíblia. Elas começaram com representações na Páscoa e no Natal, e gradualmente se desenvolveram para cobrir outros feriados e festas cristãs. Após estas vieram peças para dramatizar outras histórias bíblicas, tais como Noé e o Dilúvio e a história de Adão e Eva.

Moralidade

Após a popularidade das peças de liturgia, e na época em que estas começaram a perdê-la, as peças de moralidade criaram uma maneira de ensinar valores cristãos ou como viver uma boa vida cristã nos tempos modernos, nesse sentido significando a Idade Média. Essas peças geralmente apresentavam um personagem herói que representava a humanidade em uma variedade de circunstâncias, e personagens sobrenaturais como Deus e o Diabo ou os Sete Pecados Capitais. Nas peças, o personagem herói era forçado a escolher entre a virtude e o vício. Essas peças de moralidade surgiram durante a Reforma para dramatizar as divergências protestantes com a Igreja Católica Romana.

Interlúdios

Os interlúdios apareceram no final do período medieval, no início do século 16. Eles foram desenvolvidos das peças de moralidade e eram chamados na época de "Interlúdios Morais". Os interlúdios eram mais burlescos do que as peças de moralidade, e foram precursores da comédia moderna. Eram feitos para agradar mais do que para ensinar. "O Vício", um personagem que aparecia regularmente em peças de interlúdio na época, vagarosamente se desenvolveu no palhaço moderno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível