Quais são os tratamentos para as doenças transmissíveis?

Escrito por casey kanen | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para as doenças transmissíveis?
As vacinas são dadas para evitar doenças infecciosas (Image by Flickr.com, courtesy of El Alvi)

As doenças infecciosas são transmitidas de pessoa para pessoa através de patógenos, como bactérias, vírus e fungos. Elas podem ser doenças comuns e de curta duração, como gripes e dores de garganta, ou crônicas, como malária e herpes. A forma de tratamento necessária depende da fonte e dos sintomas da doença. No entanto, o tratamento geralmente envolve alguma forma de repouso, recuperação, medicamento ou vacina.

Outras pessoas estão lendo

Comuns

Existem inúmeras doenças transmissíveis comuns, como resfriados e gripe. Elas costumam produzir sintomas como dor de garganta, corrimento nasal, tosse, espirros, dor de cabeça, febre e náuseas. Geralmente podem ser tratadas com repouso adequado e medicação simples. A medicação para doenças infecciosas comuns pode incluir analgésicos como o Tylenol, bem como descongestionantes nasais, xaropes para tosse, pílulas anti-náusea e pastilhas para garganta. As doenças infecciosas comuns frequentemente se resolvem ao longo de alguns dias ou semanas.

Crônicas

As doenças transmissíveis crônicas são graves e não costumam se espalhar de pessoa para pessoa através de patógenos aerógenos. Elas podem se espalhar por meio de parasitas, contato sexual ou transmissão de fluidos corporais, como sangue. Ao contrário das gripes ou de outras doenças comuns, as doenças infecciosas crônicas podem durar meses ou até mesmo uma vida. Os exemplos incluem malária, doença de Lyme, difteria e hepatite. O tratamento geralmente envolve alguma forma de hospitalização, antibióticos intravenosos, medicamentos de prescrição e cuidados intensivos.

Vacinas

Uma maneira eficaz de tratar uma doença contagiosa é receber uma vacina antes de seu corpo tornar-se infectado. As vacinas funcionam infectando o corpo com uma cepa enfraquecida de um agente patogênico. Seu corpo então produz anticorpos para combater a doença. Os anticorpos permanecem no sistema após a cepa enfraquecida ter sido eliminada e protege o organismo contra infecções posteriores.

Certas vacinas precisam apenas ser administradas uma vez, como vacinas para caxumba, sarampo, coqueluche e poliomielite. Outras, como a vacina contra a gripe, devem ser tomadas anualmente.

Prevenção/Solução

A prevenção é a forma mais eficaz de tratamento para doenças transmissíveis. Fortaleça o seu sistema imunológico através da incorporação de elevados níveis de antioxidantes, frutas, legumes e anti-histamínicos em sua dieta. Envolva-se em pelo menos 30 minutos de exercício diário para manter a força e uma boa circulação. Beba grandes quantidades de água (mais de dois litros por dia) e tenha um descanso adequado para o seu corpo. Lave as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro, manusear carne crua, espirrar, tossir ou tocar uma superfície suja.

Aviso

Algumas doenças transmissíveis não têm cura. Por exemplo, não há cura para as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como herpes e HIV. Evitar o contato sexual com indivíduos com doenças sexualmente transmissíveis é o melhor e única forma de garantir que você não se infecte com tais agentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível