Perda de pelos ao redor dos olhos de um cão

Escrito por kay wagers | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda de pelos ao redor dos olhos de um cão
A sarna pode causar a perda de pelos ao redor dos olhos do cão (Dog image by Jan Zajc from Fotolia.com)

Os proprietários de cães às vezes vão notar a perda de pelos na cabeça de seu cachorro, o que resulta em manchas sem pelos nas orelhas e ao redor dos olhos. Se o seu cão também está coçando a cabeça, você deve levá-lo ao veterinário. A perda de pelos e o prurido podem ser causados por diversos problemas de saúde, desde sarna até micose, ou mesmo alergias

Outras pessoas estão lendo

Causas

A perda de pelo ao redor dos olhos de um cão pode ser causada por vários fatores diferentes. A sarna é uma doença de pele causada por pequenos ácaros que ficam na pele e nos folículos pilosos do cachorro. Ela costuma se concentrar na cabeça e perto dos olhos. A infecção por fungos, a micose, é frequentemente encontrada na cabeça e nas orelhas de um cão e também pode causar a queda dos pelos, inclusive ao redor dos olhos.

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com alergias. Seu cachorro pode ter coceira nos olhos, junto com a perda de pelos nessa área, como parte de uma reação alérgica a algo do ambiente em que vive, incluindo o seu alimento.

Sintomas

Os sintomas da sarna incluem a perda de pelos, que causa uma mancha sem pelos. Se os ácaros estiverem próximos dos olhos do seu cão, como em diversos casos de sarna, o cachorro pode perder os pelos ali, o que vai revelar a sua pele escamosa. A micose causa manchas sem pelos na cabeça de um cão, inclusive próximo aos olhos. A pele na área da perda dos pelos pode ficar vermelha. Se as alergias estão causando a irritação e a coceira nos olhos do seu animal, ele pode ficar coçando e esfregando até retirar os pelos ao redor dos olhos.

Tratamento

O seu veterinário pode determinar o que está causando a perda de pelos ao redor dos olhos do seu cão. A sarna é tratada com uma medicação insecticida, que pode ser aplicada topicamente, por via oral ou através de injeções. A micose geralmente pode ser tratada com medicação tópica, embora a medicação oral esteja disponível para os casos mais graves. As alergias podem ser aliviadas através da remoção do alérgeno do ambiente em que seu cão vive. Injeções contra alergia e anti-histamínicos podem trazer alívio para a coceira ao redor dos olhos do seu cachorro.

Prevenção e solução

De acordo com o livro "What Your Dog Is Trying to Tell You", a sarna pode ser evitada se você não deixar que o seu cão entre em contato com outros animais infectados. Assim como a micose, manter o seu cachorro distante de outros animais de áreas que possuam abrigos ou canis pode ajudar. Se o seu cão está com alergia a algo do ambiente, passe um aspirador de pó frequentemente. Remover a sujeira e lavar o lugar que o seu cachorro costuma ficar pode evitar esses problemas, e dar banhos semanais no seu cão também pode ajudar. A alergia à comida pode ser superada mudando-se a alimentação do seu animal.

Considerações

A ASPCA adverte que a sarna pode ser um perigo para a saúde de seu cão, pois o coloca coloca em risco de desenvolver uma infecção bacteriana secundária. A micose deve ser tratada rapidamente, pois é altamente contagiosa e pode ser transmitida a outros cães e também para seres humanos. Quando se trata de sarna, micose e alergias, assim que o seu cão for tratado e o problema for resolvido, a perda de pelos em volta dos olhos deve parar e os pelos devem voltar a crescer em pouco tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível