Quais são as vantagens e desvantagens das fontes de energia eletromagnéticas?

Escrito por carlos mano | Traduzido por rafael mendes
Quais são as vantagens e desvantagens das fontes de energia eletromagnéticas?
Fontes de energia eletromagnética (Wind farm at night image by Warren Millar from Fotolia.com)

A eletricidade é o fluxo de elétrons. Por mais de um século temos descoberto várias formas de se usar a energia elétrica. Uma fonte de energia eletromagnética deve ou armazenar um excedente de elétrons ou ser capaz de usar alguma força -- normalmente magnetismo -- para forçar os elétrons a se moverem para trás e para frente em movimentos de ondas. A energia eletromagnética normalmente se refere aos sistemas que transferem energia sem o uso de fios, sendo que essas fontes de energia têm tanto suas vantagens quanto desvantagens.

Vantagens

A energia eletromagnética é limpa. Não polui como o óleo e fontes de energia a carvão, nem mesmo é necessário destruir o meio ambiente para obter matéria --prima -- os elétrons estão em toda a parte. Ela não possui componentes radioativos que podem explodir violentamente ou produzir radioatividade perigosa por milhares de anos. Além disso, é renovável -- nunca ficaremos sem elétrons ou magnetismo. Além de ser versátil e renovável. Nós já sabemos centenas de formas de se usar a eletricidade -- para resfriar, esquentar e para operar motores de todos os tamanhos. A eletricidade pode ser gerada para trabalhar em escalas extremamente pequenas, como nos microchips. Para guardar uma porção de informações -- processando potência para uma baixa tensão -- consumindo o pacote, não há nenhuma fonte de energia que chega perto.

Desvantagens

A transmissão sem fio de energia elétrica é uma ideia que remonta pelo menos a primeira parte do século 20. Nikola Tesla (contemporâneo de Thomas Edison) trabalhou no projeto e descobriu a principal desvantagem: não é fácil de conseguir. Este desafio continua a ser a maior desvantagem. Mesmo que fosse fácil, há outra desvantagem que preocupa muitas pessoas: é seguro? A maioria dos pesquisadores concluíram que ondas de rádio frequência (RF) -- meio de transmissão proposto -- são totalmente seguras e não têm efeito sobre tecidos vivos. Nem todo mundo concorda.

Novos desenvolvimentos

A transmissão de energia eletromagnética já é uma realidade em pequena escala. Joshua R. Smith, um pesquisador da Intel em Seattle, desenvolveu um dispositivo que coleta a energia do ambiente de sinais de RF. Esses sinais de rádio e televisão, em grande parte, vão para o lixo. O ar está cheio desses sinais. Apenas uma pequena porcentagem da energia vai para ativar as antenas dos receptores -- o resto vai para nas árvores, casas, no chão ou no espaço exterior. Já existe dessa energia no ambiente suficiente para alimentar uma calculadora portátil grande ou um iPhone.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível