on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qualidades do jacarandá

Atualizado em 17 abril, 2017

O jacarandá é uma madeira mais suave em comparação com outros tipos de madeira, e é frequentemente procurado por artesãos devido à sua grande variedade de cores e textura intrincada. Existem alguns tipos diferentes de jacarandá, cada um com qualidades próprias.

A madeira que você escolhe diz tudo sobre o seu projeto (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Jacarandá-da-Bahia

O jacarandá-da-Bahia é considerado um dos tipos mais raros, por causa da longa exploração madeireira. Ele é mais sólido do que os outros jacarandás, mas possui quase o mesmo peso e densidade. O jacarandá-da-Bahia é tido como uma das madeiras de maior qualidade para a fabricação de instrumentos, como guitarras. Isso porque a sua textura é muito colorida e definida, ao mesmo tempo em que proporciona um tom claro e tempo rápido de resposta quando se toca o instrumento.

Loading...

Jacarandá da Índia

O jacarandá da Índia é mais comum que o jacarandá-da-Bahia, mas a maioria dos artesãos prefere usar a segunda opção. O manuseio do jacarandá da Índia é muito parecido com os dos outros jacarandás, exceto por ele ser mais suave que o jacarandá-da-Bahia e produzir um tom mais grave, quando usado para produzir instrumentos. A cor da madeira também é diferente, com tonalidades que variam do castanho dourado ao púrpura mais escuro. O jacarandá da Índia também se destaca dos outros tipos por conta da sua textura estreita e uniforme.

Jacarandá de Honduras

O jacarandá de Honduras é muito semelhante ao da Índia na textura, espessura e peso. No entanto, apesar das muitas semelhanças nas duas madeiras, o jacarandá de Honduras atrai uma multidão bastante diferenciada de artesãos, porque as cores variam do claro a manchas escuras em um único corte de madeira, ao contrário dos outros jacarandás que apresentam a mesma tonalidade por quase toda a sua extensão.

Visões dos nativos americanos

Os nativos americanos tinham visões espirituais relativas ao mundo em que viviam. Eles falavam das árvores como "pessoas em pé" e usavam referências a diferentes tipos de árvores em várias histórias, dando a cada tipo o seu próprio conjunto de qualidades. O jacarandá era visto como feminino e muito focado no espírito e nas energias de cura. Os nativos americanos frequentemente faziam encantamentos com o jacarandá para melhorar a saúde, a beleza e a graça femininas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...