Mais
×

Como fazer um queimador a gás propano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um queimador a gás propano é usado para aquecer metais, líquidos e para cozinhar. É possível projetar e construir o seu queimador usando itens simples que você pode até ter em casa. Dependendo do propósito, existem muitas abordagens diferentes para criar o seu próprio.

O propano é usado para moldar metal e outros passatempos (butane image by silonos from Fotolia.com)

Queimador de chama aberta

Um queimador simples é o de chama aberta. Esse não usa redutores, que criam o venturi que há em queimadores de redução. A chama aberta é usada para o aquecimento de superfícies metálicas maiores para moldar e fabricação.

Esse é construído usando um comprimento de tubulação de aço sólido. Qualquer dimensão pode ser usada, mas normalmente um tubo de 2 cm é melhor. Uma série de buracos são perfurados em torno da base do tubo usando uma broca de carboneto de metal 95 mm. Esses buracos servem para permitir ar na tubulação e são chamados de furos de entrada de ar. Outro buraco é perfurado para a entrada de gás. Esse furo deve corresponder ao tamanho de sua tubulação de gás. O tubo é anexado ao bico usando um acoplador e parafusos.

Queimador de chama Venturi

Se está interessado em construir um queimador de venturi, você precisará instalar uma válvula de gás para controlar o fluxo em seu tubo. A válvula é vendida em lojas de ferragens e deve ter um botão que é girado manualmente. Ela abre e fecha permitindo que o gás passe e é instalada em uma tubulação de aço sólida utilizando um acoplador ou adaptador. Isso é necessário se a válvula tem uma dimensão diferente da tubulação. Selecione o adaptador apropriado para caber o tubo que pretende usar.

Bico queimador

Um queimador de gás propano precisa do bico queimador. Esse pequeno acessório de aço têm vários formatos e tamanhos. Alguns são em formato de cone, outros têm aberturas planas, enquanto alguns só têm um diâmetro menor do que a abertura do tubo. Esses bicos moldam como a chama sai do queimador e são construídos de chapas de metal de aço comum.

Uma maneira de construí-los é primeiro cortar o aço em tiras e então enrolá-los a fim de formar um cone ou tubo que coincide com o diâmetro final da abertura. Tenha em mente que os bicos devem caber confortavelmente, então atarraxe as extremidades dos mesmos esticando o metal com uma haste de ferro. Solde as emendas das tiras com um soldador MIG e depois molde as extremidades conforme preferir. Com uma marreta, bata o metal no formato desejado sobre uma superfície de aço sólida. Experimente com diferentes estilos de bicos para ver qual tipo de fogo que produzem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article