Qual a razão para os homens não ajudarem as mulheres em tarefas domésticas?

Escrito por toby jones | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a razão para os homens não ajudarem as mulheres em tarefas domésticas?
Por que não ajudar com tarefas simples em casa? (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Maridos e esposas encontram várias maneiras de dar nos nervos um do outro. Quer se trate de deixar a tampa do vaso levantada, mudar a temperatura do ar-condicionado ou deixar louça suja na pia, em algum momento, todos aqueles que vivem em felicidade conjugal precisam entrar em acordo com o dar e receber de compartilhar o mesmo espaço de vida. Talvez a queixa mais comum entre as mulheres sobre seus parceiros do sexo masculino é a incapacidade de ajudar com as tarefas domésticas. De acordo com o Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, "homens casados ​​realizam pouco mais de um terço do trabalho doméstico, estando suas esposas no mercado ou não". Mas esses estudos ainda nos deixam a questão de por que os maridos relutam em ajudar nessas tarefas domésticas importantes e necessárias.

Outras pessoas estão lendo

"Meu pai nunca fez nada disso"

Como diz o velho ditado, "tal pai, tal filho". Homens no casamento seguem pistas deixadas por seus velhos e queridos pais. Como este modelo é geralmente incutido em um nível inconsciente, muitos homens, especialmente das gerações mais antigas, não vão nem perceber que a razão pela qual eles não estão ajudando nas tarefas domésticas é porque raramente viam seus próprios pais fazendo. Assim, para poder trabalhar melhor esta questão, é importante conhecer os ancestrais de ambos os cônjuges para ter uma noção de como eram as famílias nas quais cresceram.

Qual a razão para os homens não ajudarem as mulheres em tarefas domésticas?
Algumas famílias dão um mau exemplo para os filhos quanto à divisão de trabalhos em casa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

"Eu trabalhei o dia inteiro! Quero sossego!"

Homens que trabalham fora de casa em turnos integrais muitas vezes têm a sensação de que a casa é para relaxar, não se importando para o fato de que suas esposas também podem estar trabalhando fora de casa no mesmo ritmo e pelo mesmo tempo. Os estudos disponíveis sobre o quanto as mulheres casadas trabalham a mais do que homens casados em tarefas de casa ​​deveriam pelo menos fazer os homens pensarem se a atitude "a casa de um homem é seu castelo" realmente vale alguma coisa depois de todas as mudanças nos papéis femininos e nas atitudes da sociedade em relação a essas funções.

"Eu não sou bom com cozinha e limpeza!"

Homens adultos podem se sentir envergonhados sobre tarefas que não conseguem executar bem. Se não souberem cozinhar nada bem, por exemplo, eles provavelmente não vão querer se expôr ao cozinhar um prato para várias pessoas tendo altas chances de falhar. Estes fatores e talvez o baixo interesse por tarefas caseiras os fazem perfeitos para lavar a louça.

Qual a razão para os homens não ajudarem as mulheres em tarefas domésticas?
Alguns homens acreditam que as mulheres "são muito melhores" do que eles nesse tipo de coisa (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Homens não conseguem desfrutar de tarefas caseiras

A última peça do quebra-cabeça para compreender a relutância de um homem frente às tarefas da casa é o fato de que sua atitude sobre o trabalho doméstico é bastante diferente daquela das mulheres. Estudos mostram que as mulheres tendem a encontrar um maior grau de satisfação nas tarefas de casa do que os homens. Steven E. Rhoads, professor de políticas públicas da Universidade de Virginia, fez um estudo de casais de professores. Sua hipótese é que esses casais com carreiras iguais e supostamente esclarecidos seriam muito mais aptos a demonstrar igualdade nas tarefas de casa. Mas essa hipótese não se sustenta. Ele encontrou, como outros estudos de casais "menos parecidos" encontraram, que os homens não são tão interessados em tarefas domésticas quanto as mulheres. Nenhum destes estudos indicam que as mulheres gostam mais destas coisas; isto não é verdade. As mulheres são apenas mais conscientes sobre estas tarefas, e obtém satisfação ao completá-las por livrar-se de coisas necessárias a se fazer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível