on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Razões que podem levar um notebook a soltar fumaça

Atualizado em 17 abril, 2017

Um notebook é selado na fábrica e tem pouquíssimas partes móveis. Assim, quais razões levam o equipamento a soltar fumaça repentinamente? Independentemente do motivo, você não deve abrir o computador ou tentar solucionar o problema por conta própria. Os capacitores em um notebook guardam cargas elétricas fortes que podem causar ferimentos no usuário. Assim que perceber algum sinal de fumaça, desligue o computador, tire-o da tomada e leve-o para ser consertado em uma loja autorizada.

Para reduzir os riscos disso acontecer, não deixe poeira e outros detritos, como pedaços de papel, restos de alimentos e fumaça de cigarro, perto do notebook, tanto quando ele estiver sendo ligado quanto desligado.

Perceber que há fumaça saindo do seu notebook nunca é um bom sinal (laptop image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

Defeito no cooler

Um notebook gera um grande quantidade de calor em um espaço pequeno, que normalmente é dissipado por um pequeno cooler no interior do equipamento. No entanto, os coolers usados em computadores podem falhar devido ao excesso de poeira, fumaça de cigarro, defeito de fábrica ou pelo desgaste ao longo do tempo de uso. Qualquer um desses fatores pode causar um mau funcionamento no motor do cooler e produzir fumaça.

Loading...

Detritos inflamáveis

O pó e outros detritos podem entrar no notebook. Pedaços minúsculos de papel, bolinhas de poeira ou restos de alimentos podem acumular-se em componentes geradores de calor, como a placa de vídeo, memórias RAM ou processador. Se essas substâncias inflamáveis entrarem em combustão, o computador poderá começar a soltar fumaça.

Defeito de hardware

Em casos raros, problemas relacionados ao hardware interno podem gerar um curto circuito no notebook, criando um fogo brando que pode soltar fumaça. Essa é uma situação particularmente perigosa e, portanto, os usuários não devem tentar solucionar o problema sozinhos. Nunca abra um computador que esteja soltando fumaça -- deixe o conserto para um profissional capacitado.

Loading...
Loading ...
Loading ...