Partes essenciais de um computador

Escrito por ava fails | Traduzido por yaakov ben levy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Partes essenciais de um computador
Saiba os componentes essenciais de um computador (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Montar o seu próprio computador é algo divertido e é mais fácil do que você imagina. Computadores não precisam de milhares de peças como um carro, mas sim uma quantia pequena de componentes essenciais.

Outras pessoas estão lendo

Placa mãe e gabinete

A placa mãe é o circuito principal do computador. Todos os outros componentes se ligam à placa mãe, a qual está segura dentro do gabinete. O gabinete cobre todas as partes essenciais do computador exceto para componentes exteriores, como o monitor, teclado, mouse e alto-falantes.

Partes essenciais de um computador
Placa mãe

Processador

O processador, também chamado de Unidade Central de Processamento (CPU - Central Processing Unit), é um pequeno chip que liga na placa mãe. A CPU é o cérebro do computador, o qual processa todas as informações e funções.

Partes essenciais de um computador
Processador

Fonte

A fonte consiste em uma pequena caixa de metal contendo os componentes de força e um pequeno ventilador para ventilação. A fonte fica segura dentro do gabinete e liga-se à placa mãe. Ela também liga as outras partes dentro do gabinete. O cabo de alimentação do computador encaixa-se na fonte.

Partes essenciais de um computador
Fonte

Hardwares adicionais

O computador requer duas mais peças de hardware: um disco rígido e memória. O disco rígido é o armazém do computador. Todo software é instalado no disco rígido e arquivos criados são salvos nele. A memória, ou RAM, são pequenos circuitos que contém variadas quantidades de espaço para arquivos. A RAM conecta diretamente na placa mãe.

Hardwares adicionais, como por exemplo drives DVD-ROM, placas de vídeo e placas de som são opcionais, pois eles não são necessários para o funcionamento do computador. Essas "placas" são pequenos circuitos que se ligam diretamente na placa mãe. Algumas placas mães já possuem placas de vídeo e som já integrados, fazendo com que novas placas sejam desnecessárias. Drives ópticos como o DVD-ROM ou CD-ROM poderão simplesmente instalar softwares e melhorar a capacidade de um computador.

Partes essenciais de um computador
Disco rígido e memória RAM

Sistema operacional

Computadores necessitam de sistemas operacionais para funcionarem. O sistema operacional é um software que é instalado no disco rígido e roda todas as funções do computador

Outros componentes

Outros componentes que são essenciais em um computador são o monitor, o teclado e o mouse. Alto-falantes não são necessários, mas eles melhoram sua experiência com som. Tais componentes ligam-se atrás do gabinete. O monitor mostra as informações do computador e possui sua própria fonte. O teclado e o mouse são dispositivos que permitem com que você se comunique com o computador.

Partes essenciais de um computador
Monitor, mouse e teclado

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível