Em que recipiente um líquido retém mais o seu calor, no de vidro, isopor ou plástico?

Escrito por terri lynn coop | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Em que recipiente um líquido retém mais o seu calor, no de vidro, isopor ou plástico?
Os recipientes vidro, o plástico e o isopor retêm a temperatura em níveis diferentes (chunks of ice in a drinking glass against colored background image by Steve Johnson from Fotolia.com)

Os três materiais mais comuns que se utiliza para construir recipientes para bebidas são o vidro, o isopor e o plástico. Quando precisa escolher que tipo utilizar, uma consideração que é necessária é qual deles mantém melhor a temperatura do líquido, seja ele frio ou quente. O vidro, o isopor e o plástico possuem propriedades isolantes muito diferentes.

Outras pessoas estão lendo

As propriedades do vidro, isopor e do plástico

Recipientes de líquidos e bebidas são frequentemente feitos de vidro, isopor e plástico. Os de isopor são produzidos com poliestireno expandido (EPS), conforme designado pelo número "6" no código de reciclagem. Já os recipientes de plástico, como garrafas de refrigerante, são geralmente feitos de poliéster polietileno tereftalato e são designados pelo número "1" no código de reciclagem.

Transferência de calor condutivo

Líquidos se aquecem e resfriam-se porque a energia migra do calor para o frio. Se a bebida está mais quente que o ambiente, a energia irá passar da bebida para o ar. Ao contrário disso, se a bebida estiver mais gelada que a temperatura ambiente, a energia migra do ar mais quente para o líquido. A taxa de transferência de calor depende das propriedades isolantes do recipiente.

Coeficiente de condutividade térmica

Todos os materiais conduzem calor. O Engineering Toolbox define a condutividade térmica como a "quantidade de calor transmitido através da espessura de uma unidade na direção normal à superfície da área dessa mesma unidade, devido ao gradiente de temperatura sob condições estáveis". Designado como "k", o coeficiente é W/mK, onde W equivale aos watts de energia, m corresponde à espessura em metros e K é a temperatura em Kelvin. Geralmente, quanto maior o valor de k de um material, mais calor ele conduz. Em termos práticos, quanto maior o esse valor, mais rápido uma bebida esquentará ou esfriará para se igualar à temperatura ambiente. O vidro possui k igual a 1,05, o isopor 0,3 e o plástico tem um k de 0,4. Baseando-se nessa análise, o líquido reterá melhor sua temperatura em um recipiente de isopor.

Propriedades isolantes

Outro modo de expressar bem como um recipiente mantém a temperatura é examinando suas propriedades isolantes. Geralmente denominado como valor de R, sua fórmula é composta por L/k, onde L é a espessura do material e k é a condutividade térmica. Quanto maior é o R, melhor isolante o material é. Para recipientes com a mesma espessura, o valor de R para o vidro é de 0,95 L, o EPS é de 33 L e o plástico PET é de 2,5 L. Isso significa que o plástico PET precisaria ser mais de dez vezes mais grosso que o isopor para ter as mesmas propriedades isolantes. Para tal, o vidro precisaria se 30 vezes mais espesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível