Comportamento

Como recortar e colar um currículo para candidatura a uma vaga de emprego

Escrito por amy marie | Traduzido por ricardo schweitzer
Como recortar e colar um currículo para candidatura a uma vaga de emprego

Saiba como mandar corretamente candidaturas para vagas de emprego online

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Em algumas empresas o currículo tradicional de papel já é algo do tempo das cavernas. Todas as candidaturas a vagas de emprego são realizadas online e não é necessário nenhum currículo em papel. No entanto, você ainda precisará fornecer todas as informações padrão solicitadas em candidaturas a empregos. No site de muitas empresas você não consegue fazer upload de currículos pré-formatados. No lugar disso, a companhia solicita que você recorte e cole as informações de seu currículo na página de candidatura do site.

Escreva seu currículo

Comece escrevendo seu currículo em uma ferramenta de textos como o Microsoft Word. Você precisa de um currículo bem formatado na procura de emprego. Realize o upload de seu currículo em sites de empresas que aceitam o envio de arquivos com formato do Microsoft Word, e você também precisará imprimir currículos de papel para levar em entrevistas de emprego. Ao salvar seu currículo, inclua seu nome no nome do arquivo. Dessa maneira quando você enviar um currículo formatado, qualquer pessoa da empresa que receber uma cópia saberá de quem é o currículo sem precisar abrir o arquivo. Os responsáveis pela contratação de pessoal não querem uma pasta cheia de arquivos chamados "currículo".

Converta seu currículo para texto

Assim que seu currículo estiver de seu agrado, salve uma cópia como um arquivo comum de texto. Selecione a opção "Salvar como" no seu editor de texto e coloque a extensão .txt no final do nome do arquivo. Abra o arquivo de texto no software de seu computador; no Windows será o Bloco de Notas, e no Mac será o TextWrangler. Agora é hora de deixar seu currículo tão bonito quanto possível em formato de texto. Deixe o comprimento de linha em aproximadamente 65 caracteres por linha. Linhas mais curtas farão com que a leitura seja mais fácil após a transferência para a candidatura de emprego. Verifique quebras de linha para que nenhuma esteja fora do padrão. Talvez seja necessário reorganizar o texto para que tenha uma aparência melhor. Verifique o título de cada seção com cuidado, pois você não poderá utilizar ferramentas como negrito e itálico para diferenciar o título do resto do texto, mas você pode deixar linhas em branco para aumentar o destaque do cabeçalho.

Recorte e cole seu currículo

Quando você está preenchendo uma candidatura online e precisa recortar e colar seu currículo, abra a versão em .txt no software de seu sistema operacional. Para copiar seu currículo, selecione todo o texto e clique em "Copiar" no menu de Edição. Retorne ao formulário online e clique na caixa onde deve ser colocado seu currículo e selecione "Colar" no menu de Edição. Antes de avançar para a próxima seção da candidatura, revise o seu currículo colado para garantir que todas as informações estão lá e a aparência está boa. Se existe algum problema com o currículo colado, delete-o da página de candidatura e faça as mudanças necessárias no arquivo de texto antes de copiar e colar as informações para o site novamente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media