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Como redigir um contrato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como redigir um contrato. Você pode escrever seu próprio contrato por várias razões. Um contrato é um acordo formal entre duas pessoas ou partes, referente a aluguel, trabalho, subcontratação, compra, ou empréstimo de dinheiro. Dependendo do objetivo do contrato, você pode querer registrá-lo. Para isso veja algumas dicas que poderão ajudá-lo nesse trabalho.

Instruções

Contrato (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Faça um rascunho do contrato colocando os pontos que você quer cobrir. Na internet há modelos de contrato em branco, ou você mesmo pode escrevê-lo usando o Microsoft Word ou outro programa de computador. Ele também pode ser manuscrito. Se você for escrevê-lo à mão, utilize letra de fôrma para facilitar a leitura.

  2. Inclua no texto cada ponto, pois é um acordo formal entre você e a outra parte. Inclua a data do acordo, a data em que terá efeito e em que será concluído, se necessário. Em seguida, coloque o nome de cada parte inclusa. Não use apelidos ou abreviações. Utilize o nome legal completo de cada parte. Embaixo do nome você também pode colocar o nome pelo qual a pessoa é conhecida.

  3. Escreva todos os termos do contrato. Por ser um acordo formal, deixe tudo de forma clara, mesmo pensando ser desnecessário. Inclua os valores do acordo, todo o dinheiro a ser pago e todas as descrições de trabalho. Coloque a data de conclusão prevista e todos os descontos a serem dados e penalidades a serem aplicadas.

  4. Assine e coloque a data do contrato. Todas as partes envolvidas devem assiná-lo para que ele seja válido. Se o contrato é para empréstimo de dinheiro, é melhor registrá-lo em cartório. Faça duas cópias para cada parte envolvida.

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