Mais
×

Como reduzir níveis de hemoglobina

Atualizado em 23 março, 2017

A hemoglobina é uma proteína que permite o transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Sua capacidade de condução de oxigênio no sangue é medida através de sua quantidade. Seus níveis são geralmente considerados altos se estiverem acima de 17,5 gramas por decilitro de sangue em homens e 15 gramas em mulheres. Embora os glóbulos vermelhos sejam os veículos que transportam o oxigênio na corrente sanguínea, seus níveis de hemoglobina variam entre pessoas. Níveis altos estão associados com doenças graves e estilos de vida inadequados. Por ser um sintoma e não uma causa, é possível reduzi-los através de tratamentos.

Instruções

Parar de fumar reduz níveis de hemoglobina (3 no smoking image by wayne ruston from Fotolia.com)
  1. Beba bastante água. A desidratação pode aumentar os níveis de hemoglobina.

  2. Evite substâncias dopantes. Atletas que usam eritropoietina como agente de doping têm níveis de hemoglobina elevados.

  3. Vá para uma região de baixa altitude. Em regiões altas, os níveis de hemoglobina sobem para compensar o nível reduzido de oxigênio no ar. Permitir que seu organismo se ajuste ao ar pesado a nível do mar diminuirá seus níveis de hemoglobina.

  4. Procure tratamento para doenças graves ou crônicas. Níveis altos de hemoglobina estão associados com câncer de fígado e rins, insuficiência cardíaca, doença cardíaca congênita e doenças da medula e do sangue. Caso resultados de exames revelem níveis elevados, investigue todas estas possibilidades o mais rápido possível e procure tratamento. Seus níveis reduzirão com um tratamento bem sucedido.

  5. Pare de fumar. Ao interferir com as funções pulmonares e causar baixos níveis de oxigênio no sangue, o cigarro força seu organismo a produzir mais glóbulos vermelhos para garantir um suprimento adequado de oxigênio. Parar de fumar vai fazer com que seus pulmões recuperem algumas funções, tornando níveis elevados de hemoglobina desnecessários.

Aviso

  • Níveis de hemoglobina altos normalmente surgem durante exames de sangue mais minuciosos. Dada a sua associação com doenças graves, não deixe de acompanhar estes exames de perto.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article