Como reduzir o número de polígonos no 3DS Max

Escrito por pamela dorr | Traduzido por randhal wendel
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Como reduzir o número de polígonos no 3DS Max
Saiba como baixar a contagem de polígonos de vídeos e imagens para facilitar a renderização (Red hexagon tiles. Seamless vector pattern image by ihor-seamless from Fotolia.com)

O programa 3DS Max 2012 é uma ferramenta tridimensional industrial padrão de modelagem, animação e renderização. A maioria dos modelos tridimensionais tem uma contagem de polígonos que é ideal para o uso dos modelos. Nos jogos, a contagem é baixa porque um motor de jogo renderizará o modelo em tempo real. Para um vídeo, a contagem de polígonos pode ser muito maior porque a animação é pré-renderizada. A contagem de polígonos será baseada na complexidade das cenas animadas e do hardware utilizado para renderizá-las. Mesmo uma imagem ainda pode se beneficiar de uma contagem baixa de polígonos por causa do tempo de renderização ou restrições de hardware.

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Instruções

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    Selecione o modelo. Na guia "Modify" (Modificar), selecione "Edit Mesh" (Editar Malha). Clique no símbolo "+" ao lado de "Editable Mesh" (Malha Editável). Selecione "Edge" (Borda). Procure cuidadosamente por todas as áreas onde possa remover rapidamente linhas entre os vértices para otimizar a malha. Selecione "Vertex" (Vértice). Mova todos os vértices possíveis para manter a forma do modelo ao excluir ou reorganizar vértices, para reduzir o número de polígonos.

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    Abra o modificador de polígono. Exclua quaisquer faces desnecessárias e crie faces que permitirão excluir outras, sempre que possível. Um princípio importante a ter em mente é que tipo de renderização você está usando. Com grupos de suavização, a renderização aplicada não mostrará os polígonos triangulares que estiverem fora de lugar. Dependendo da complexidade do modelo, ajuste os vértices e as arestas para que todas as faces tenham quatro lados.

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    Abra a lista Modifier (Modificador) e selecione "Optimizer Pro" ou "Optimize". Ambos reduzirão automaticamente o número de polígonos de acordo com um conjunto de variáveis. O Optimize é configurado normalmente para não modificar o modelo. Ajuste "Face Thresh" e "Edge Thresh" para obter os resultados desejados. Em "Optimizer Pro", clique no botão "Calculate" (Calcular) para começar. Ajuste os controles "Vertex %" (Porcentagem do Vértice) e "Vertex Count" (Contagem de Vértices) para obter o efeito desejado. No "Optimizer Pro", você pode ajustar os limites para a face ou junção de vértices a fim de reduzir o número de polígonos.

Dicas & Advertências

  • Certos programas e complementos podem ajudar a renderizar o modelo se você precisar manter os polígonos de quatro lados ou controlar a redução de polígonos mais de perto.
  • Se precisa manter os polígonos de quatro lados, os modificadores "Optimize" e "Pro Optimizer" não funcionarão porque eles criarão polígonos de três lados. Você precisará usar os dois primeiros passos para completar as modificações ou renderizar a malha.

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