O que é reiki

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é reiki
O reiki é uma terapia holística de transferência de energia (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O reiki, ou Usui Reiki Ryōhō, é um método de reposição das energias criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui para manter ou recuperar a saúde do corpo, transformando as forças vitais negativas em benéficas, reduzindo o estresse e acalmando o corpo através da canalização pelas mãos de quem pratica. A base dessa terapia holística, que visualiza o ser humano como um todo, é a presença de uma energia universal chamada "ki" (ou "chi"), responsável pela vitalidade, que é passada de pessoa a pessoa através da colocação das mãos em pontos específicos. Conheça a seguir um pouco mais sobre o reiki, suas características e usos para a obtenção da paz interior.

Outras pessoas estão lendo

Energia espiritual

Reiki é uma palavra japonesa criada para identificar a terapia: "rei" significa "universal", se referindo à força cósmica e espiritual que rodeia toda a existência do universo; "ki", por sua vez, significa "energia vital", uma energia individual, positiva ou negativa, que percorre todos os organismos e seria responsável pela vitalidade dos humanos e de todos os seres vivos. A junção das duas palavras gera essa terapia de transferência e harmonização interior com o universo ou do macrocosmo para o microcosmo. A vitalidade transferida através das mãos, que a concentra, ajudaria a diminuir o estresse, a autodestruição e a violência, substituindo-os por cargas de paz e libertação.

O que é reiki
O reiki devolve a paz de espírito e elimina energias negativas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Aplicar e receber o reiki

Segundo os ensinamentos, a energia que provém do reiki é inesgotável e qualquer pessoa pode "sintonizá-la" e usá-la para curar a si mesmo e a outros com a ajuda de um mestre. O suposto tratamento de problemas espirituais, emocionais, corporais e psicológicos se dá através do posicionamento à distância ou pelo toque das palmas das mãos sobre as partes do corpo que necessitam de fluxo de energia curativa. Portanto, ao se posicionar na cabeça, por exemplo, a força pode fluir para essa parte e para qualquer outra que seja necessária a melhora.

O que é reiki
As mãos são responsáveis por transferir a energia vital (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Benefícios do reiki

A OMS (Organização Mundial de Saúde) nunca reconheceu a prática oficialmente como uma terapia alternativa de tratamento e cura de problemas de saúde. No entanto, seus benefícios são amplamente divulgados pelos seus praticantes como uma técnica de saúde que substitui o uso de remédios e tratamentos com drogas. O reiki pode ser utilizado em pessoas de todas as idades para colaborar com o alívio de sintomas de doenças, dores musculares, neurológicas, vasculares e ósseas, dependências químicas, ansiedade, depressão, insônia e qualquer outra aflição. O objetivo é devolver a paz interior e o contato, ainda que não-religioso, do corpo com o espírito.

O que é reiki
A técnica alivia sintomas de doenças físicas e emocionais (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Reiki em animais

Qualquer ser vivo pode receber a ajuda do reiki. Ela é praticada não apenas nos seres humanos, mas também em animais. Atualmente, é cada vez mais comum a utilização de terapias holísticas principalmente em cães, gatos e cavalos que possuam problemas de saúde ou comportamentais, em substituição a tratamentos com remédios veterinários. Em animais domésticos e mansos, o tratamento comum é através do posicionamento direto das mãos. Em animais selvagens, de grande porte ou agressivos, o reiki à distância possibilita a intervenção. Com a combinação de outros tratamentos, como homeopatia e acupuntura, os animaizinhos convivem melhor com doenças crônicas e têm uma melhora comportamental visível.

O que é reiki
O reiki ajuda ainda no comportamento e na saúde de animais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível