×
Loading ...

Relacionamentos simbióticos com rinocerontes

Os relacionamentos simbióticos acontecem quando os organismos vivem sobre ou dentro de outros organismos. A simbiose é uma dependência mútua entre organismos resulta em benefício para ambas as partes. É possível que um dos organismos morra se não conseguir viver com seu hospedeiro. O relacionamento simbiótico do rinoceronte é com uma pequena ave chamada de pica-boi ou búfaga. Nesse relacionamento, o pássaro se desenvolve se alimentando do rinoceronte.

Um rinoceronte hospedando um pica-boi (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O papel do pica-boi

Duas espécies de pica-boi se originam na África: do bico vermelho e do bico amarelo. As aves têm cerca de 20 cm de comprimento, são marrons e têm bicos largos e garras afiadas. O pica-boi vive sobre o rinoceronte e sobre outros animais grandes, como bovinos, girafas e zebras. O pássaro se alimenta dos carrapatos, larvas de moscas e outros parasitas que encontra nos animais. Isso alimenta as aves e limpa os rinocerontes.

Loading...

Guarda-costas do rinoceronte

O pica-boi mantêm guarda enquanto obtém sustento e se alimenta dos rinocerontes, avisando sobre perigos. O pássaro avisa os animais chilreando ou cantando alto. O rinoceronte trata a ave como um convidado. O papel do pica-boi resultou no nome em swahili, um dialeto africano, de "askari wa kifaru", que significa "guarda-costas do rinoceronte".

As desvantagens para o rinoceronte

A relação não é totalmente benéfica para o rinoceronte. Apesar de o pica-boi não bicar o animal hospedeiro (ele escava para encontrar comida), pode machucar ou provocar dor. O pica-boi remove parasitas, mas também se alimenta de sangue e tecido de machucados abertos na pele do rinoceronte, que sente dor e leva mais tempo para cicatrizar as lesões.

O relacionamento simbiótico

O rinoceronte e o pica-boi têm um relacionamento simbiótico mútuo, que afeta os dois organismos de forma benéfica. O pica-boi recebe sustento ao se alimentar do rinoceronte e este recebe a remoção de parasitas e proteção da ave, que avisa sobre a chegada de predadores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...