×
Loading ...

Relevo do Mediterrâneo

Atualizado em 23 março, 2017

O Mar Mediterrâneo é a principal massa de água separando a África ao sul, a Ásia a leste e a Europa ao norte. Cobre 1.500.000 km², se estendendo por 3.800 km de leste a oeste e sua maior parte é bem rasa, com uma média de apenas 1,5 km. Este oceano é rodeado por relevos notáveis.

O Mediterrâneo é cercado de diversos tipos de relevo, de praias até trincheiras subaquáticas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Fossa do Calypso

A Fossa do Calypso é uma área no mar Jônico próxima à costa leste da Grécia. Tem profundidade máxima de 5.267 metros, a maior do Mar Mediterrâneo, cuja média é de apenas 1.500 metros. A Fossa se localiza onde a Placa Tectônica Africana se esconde sob a Placa Eurasiática, criando o que é conhecida como a Trincheira Helênica.

Loading...

Banco de Skerki

O banco de Skerki, uma área rasa de mar aberto, fica no Estreito de Sicília. Robert D. Ballard o descobriu em 1988. Desde então, cientistas têm descoberto uma variedade de navios naufragados, o que sugere que a área demarcava uma rota de comércio do tráfego intenso durante a época do Império Romano.

Praias de Gibraltar

As praias de Gibraltar, território britânico no extremo sul da Espanha, próximas ao Estreito de Gibraltar, são relevos mediterrâneos bem conhecidos. A praia leste é a maior de Gibraltar, e a oeste tem praias menores a penhascos populares entre os pássaros.

Crista Mediterrânea

A Crista Mediterrânea é um relevo amplo no fundo do mar que percorre do sul da Ilha de Creta ao limite sudeste da Turquia, e se estende em direção ao Chipre, ao leste. Como a Fossa do Calypso, a interação entre as placas tectônicas Africana e Eurasiática foi provavelmente o que originou este relevo.

Monte Eratóstenes

O Monte Eratóstenes é uma montanha submarina que se ergue do fundo do mar localizada ao sul da Ilha do Chipre na parte leste do Mar Mediterrâneo. O monte tem aproximadamente 2.000 metros de altura em relação ao fundo do mar. Este relevo também foi formado por movimentos tectônicos. A área é por vezes investigada por cientistas buscando entender melhor sua geologia e a vida marinha ao seu redor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...