Saúde

Remédio para bezerro com diarreia

Escrito por contributing writer | Traduzido por ikaro mendes
Remédio para bezerro com diarreia

Bezerros se alimentando

A diarreia pode deixar o seu bezerro doente. É importante cessá-la e repor o líquido que o animal está perdendo. Há alguns remédios caseiros utilizados durante centenas de anos para cessar a diarreia tanto em animais, quanto em seres humanos. De forma geral, a obtenção desses medicamentos se dá de forma muito mais rápida do que se fosse comprar remédios na loja de produtos agrícolas mais próxima.

Cessando a diarreia

A diarreia em bezerros, também conhecida como diarreia neonatal, geralmente afeta bezerros entre sete e 21 dias de idade. Pode ser causada por uma série de fatores, incluindo vírus, bactérias e leite em excesso. Os casos variam de leve a grave. Se o bezerro tem diarreia leve, o único sintoma que vai notar é a cor branca ou amarelada que as fezes deixam na traseira do animal. Em casos graves, o bezerro pode tornar-se apático, fraco e recusar-se a se movimentar. Quando o animal tem diarreia, a primeira coisa que você precisa se ​​preocupar é em como pará-la. Um remédio ideal é o chá de raiz de amora, que tem um adstringente químico que atua absorvendo o líquido das fezes no organismo. Este, por sua vez, ajuda a parar diarreia. Para fazer o chá, colete quatro ou cinco pedaços de raiz de amora. Cada pedaço deve ser de cerca de 10 cm de comprimento. Lave a sujeira e os coloque em uma panela de dois litros. Adicione água suficiente apenas para cobri-las. As raízes não deverão flutuar livremente. Ferva as raízes em alta temperatura durante dez minutos. Peneire o líquido em um recipiente e coloque as raízes de lado. Você pode usar as mesmas raízes até três vezes antes de perderem a eficácia. Adicione o chá em uma garrafa e alimente o bezerro com essa mistura duas vezes por dia até que a diarreia pare. Se o bezerro não mama mais na garrafa, você pode misturar o chá com a ração seca. Esse chá de raiz de amora geralmente cessa a diarreia em um período de 24 a 48 horas. Uma alternativa para ferver as raízes e preparar o chá é colocar as raízes em um recipiente de 4 litros com tampa. Em seguida, adicione 2 litros de água fria e tampe. Mergulhe as raízes por, pelo menos, 48 horas antes de usar o chá. Quando usá-lo, basta adicionar água na mesma quantidade que foi retirada novamente ao recipiente.

Desidratação

A desidratação vem com a diarreia. Um remédio caseiro é desenvolvido pela adição de 1/4 de xícara de vinagre, 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de farinha para 4 litros de água. Isso repõe os eletrólitos perdidos pela diarreia. Pelo menos 1 litro dessa solução deve ser dado ao bezerro uma vez ao dia, ou mais. Alimente-o com uma garrafa, se possível. Se o bezerro não tomar na garrafa, adicione 4 litros da mistura a 4 litros de água da torneira e deixe como única fonte de água disponível para o bezerro beber.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media