Remédios para alergia à tinta de cabelo

Escrito por donna earnest-pravel | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para alergia à tinta de cabelo
Várias mulheres pintam o cabelo para melhorar sua aparência e auto estima (The girl with red hair image by Hunta from Fotolia.com)

Várias pessoas, principalmente mulheres, pintam seus cabelos para cobrir os fios brancos ou para mudar e melhorar sua aparência. É preciso tomar um imenso cuidado para manter o produto longe das mãos, rosto e orelhas, já que as químicas contidas na maioria das tintas de cabelo comerciais são extremamente tóxicas, especialmente o PPD, o lauril sulfato de sódio, a amônia e o propileno glicol.

Algumas vezes uma reação alérgica muito forte pode acontecer até no couro cabeludo. Quando isso acontece, e você quer alívio o mais rápido possível, se lembre de que existem maneiras de tratar alergias contra tinta de cabelo de forma natural.

Outras pessoas estão lendo

Reações alérgicas

Reações alérgicas à química presente em tintas de cabelo normalmente aparecem quando o produto entra em contato com a pele em algum lugar do rosto, couro cabeludo ou orelhas. Você sente o couro cabeludo como se ele estivesse queimando, e vermelhidão, muito inchaço e erupções cutâneas podem aparecer. O couro cabeludo pode coçar de maneira incontrolável. Respirar a fumaça proveniente da tinta de cabelo pode causar irritação na garganta e dar início a um ataque de asma. Várias sensibilidades químicas também podem ter início devido ao uso em excesso dessas tintas, especialmente a outros derivados do petróleo. No pior dos casos, até morte pode ocorrer.

Aliviar a sensação de queimadura é a primeira coisa a ser feita com uma reação à tinta de cabelo, seguida do tratamento da inflamação e irritação da pele.

Água

Beba a maior quantidade de água que puder imediatamente após descobrir que você esta tendo uma reação alérgica à tinta de cabelo. Isso é para que as toxinas deixem o seu corpo o mais rápido possível. Pare de usar o produto e tente enxaguar a química. Continue enxaguando seu cabelo até a água correr transparente.

Enxágue com chá de camomila

Se você tiver camomila em mãos, faça um copo de chá forte de camomila para um litro de água pura. Ferva a água, despeje-a em cima das ervas e deixe assim por cerca de 5 minutos. Esfrie o chá com cubos de gelo e use duas xícaras de chá como enxágue duas vezes por semana, até que a coceira e o inchaço desapareçam.

Óleos de plantas

Use óleos de massagem de plantas, como azeite de oliva prensado extra virgem ou óleo de coco virgem no seu couro cabeludo para alimentar os nutrientes em sua pele e acalmá-la. Isso pode ser feito com a frequência que você desejar, mas pelo menos duas vezes ao dia. É necessário apenas uma colher de chá a uma colher de sopa por aplicação.

Outras ervas

As ervas a seguir têm sido usadas tradicionalmente para cicatrizar e curar vários problemas de pele, assim como problemas nos músculos e juntas: Casca de carvalho, confrei, raiz de Althaea officinalis, tronco de nogueira preta (ou casca), raiz de cascalho, absinto, lobélia e Scutellaria. Botânicos se referem a essa combinação como "osso, carne e cartilagem" ou "BF&C". Normalmente ela é tomada como comprimido, bebida como chá, feita como uma tintura ou usada como um cataplasma e colocado na área afetada. Para o couro cabeludo, você pode mergulhar uma toalha de algodão limpa em um chá BF&C e então enrolar na sua cabeça como um turbante. Você pode usar a toalha úmida o dia inteiro, reaplicando o chá na toalha quando ela começar a secar. À noite, você pode enxaguar seu cabelo com chá BF&C, prendê-lo com um grampo, se ele for muito longo, e colocá-lo em uma touca de banho para que ele fique úmido enquanto você dorme.

Suco de cenoura

Suco de cenoura orgânico, recém feito em casa, dá ao seu corpo vitamina A extra para cicatrizar a sua pele. Cerca de 500 mL a 1 l de suco de cenoura é a quantidade base recomendada diariamente para melhores resultados.

Alternativas mais seguras

Obviamente, se uma tinta de cabelo está te dando uma alergia, ou uma alternativa mais segura deve ser usada ou o seu cabelo deverá voltar à sua cor natural. Um produto natural a ser considerado é a hena. Hena destaca cabelos avermelhados e fica lindo quando usado para escurecer cabelos castanho escuro. Ela pode ser misturada com outras ervas para criar cores mais claras e cobre cabelos brancos com sucesso. A cada aplicação, a cor se acumula e se aprofunda com o tempo. Mesmo com produtos de hena, tenha o cuidado de ler o rótulo antes de aplicá-los na pele ou no cabelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível