×
Loading ...

Remédios contra a sarna negra

Atualizado em 21 novembro, 2016

A sarna negra, também conhecida como demodicose, é um problema de pele canino comum, causado pelo Demodex canis, segundo o Pet Place. Os ácaros Demodex canis são encontrados na maioria dos cães, mas alguns não conseguem controlar a população desses ácaros e desenvolvem a sarna negra. Os dois tipos principais de infecção causadas pela sarna negra em cães são: generalizado e localizado. Por isso, o tratamento médico varia de acordo com a condição específica do cachorro.

Trechos carecas e crostas de feridas no pelo do cachorro podem ser sinais de sarna negra (levrier afghan image by Philippe LERIDON from Fotolia.com)

Sintomas

Os cachorros podem desenvolver os sintomas da sarna negra em qualquer momento da vida deles. De acordo com o website Pet Place, a sarna negra localizada, geralmente, envolve a perda de pelo e o desenvolvimento de uma ferida com casca em uma área do corpo. A sarna negra generalizada envolve a perda de pelo em grandes áreas e feridas espalhadas. O tratamento é crucial para a sarna negra generalizada.

Loading...

Tipos de remédios

O tipo de remédio utilizado para tratar a sarna negra varia de acordo com a severidade dos sintomas do cachorro. Para lesões pequenas e feridas localizadas, a maioria dos veterinários recomenda uma pomada tópica ou um banho medicinal, segundo o website Pet Wellbein. Em casos severos de sarna negra, os cachorros costumam desenvolver uma infecção secundária. O tratamento médico adequado costuma envolver uma série de antibióticos injetáveis ou orais, além das pomadas tópicas. De acordo com o website Pet Place, a sarna negra generalizada requer medicamentos para livrar o corpo dos ácaros Dermodex canis, assim como remédios que tratem as infecções. Os medicamentos acaricidas, geralmente, incluem banhos à base de amitraz ou remédios sistemáticos, como milbemicina e ivermectina.

Administração

Após um diagnóstico adequado, os donos costumam administrar os remédios em casa, pois os banhos e os medicamentos orais requerem diversas sessões a fim de surtirem efeito. A maioria dos cachorros recebe antibióticos orais, exceto em casos severos, os quais requerem antibióticos injetáveis. Os banhos acaricidas envolvem banhar o cachorro em líquidos medicados, ao invés dos tradicionais xampus para cachorros, de acordo com o Pet Wellbeing. Os cachorros podem precisar tomar remédios acaricidas orais, em vez dos banhos.

Duração

Dependendo da severidade do caso, os remédios contra a sarna negra deverão ser administrados durante bastante tempo, de acordo com o Pet Place. Os antibióticos costumam ser requeridos durante quatro semanas, para uma infecção moderada, e até dez semanas, para uma infecção severa. Os medicamentos acaricidas orais podem ser necessários por até três meses. Quando os banhos acaricidas são prescritos, o cachorro, geralmente, precisará de seis a dez banhos, antes dos ácaros serem eliminados.

Efeitos colaterais

Embora os remédios contra a sarna negra sejam eficazes, eles têm alguns efeitos colaterais sérios. Muitos tipos de medicamentos são específicos para certas raças e podem ser perigosos, se forem utilizados na raça errada de cachorro, de acordo com o Pet Wellbeing. Os banhos não devem ser usados em raças miniatura ou filhotes. O Pet Place adverte contra o uso de medicamentos acaricidas orais em pastores, como o collie e o pastor-de-shetland, pois eles podem sofrer tremores, convulsões ou comas -- essas drogas são potencialmente fatais para os pastores. Outras raças também sofrem efeitos colaterais relacionados aos medicamentos acaricidas orais. Os sintomas incluem dificuldade para andar, circular e fraqueza nas pernas, mas costumam ser brandos.

Tratamento suplementar

Além dos tratamentos médicos, os cachorros podem ser reconfortados com um banho calmante. O Pet Place recomenda utilizar um xampu com peróxido de benzoíla, nos cachorros afetados pela sarna negra. Esses xampus também aumentam a efetividade dos banhos contra a sarna.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...