×
Loading ...

Remédios para resfriados em gatos

Você está pensando em mudar o nome do seu gato para Snif? O resfriado ou gripe do gato, como é chamado, é a herpes felina (rinotraqueite). De acordo com o veterinário Dr. Dave Sheen, é provável que 99% dos gatos serão expostos ao vírus em seu período de vida. Mas não tema, pois é tratável e não é contagiosa aos humanos.

A herpes felina é tratável e não contagiosa aos humanos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Tratamento

Leve seu gato ao veterinário. Mesmo que remédios naturais como dieta saudável, probióticos (feitos para gatos, não para humanos) e reiki possam ser úteis, para essa doença você precisa de um profissional. Se deixado sem tratamento, o vírus pode causar infecções respiratórias do trato respiratório superior que varia de leve a grave, assim como infecções nos olhos, nariz, seios nasais e ouvido. Os sintomas incluem espirros ou corrimento nasal, olhos lacrimejantes, coceira ou ouvido irritado e com secreção. Eles podem parecer frequentemente com alergia leve, mas não se engane. De acordo com o Dr. Sheen, gatos raramente têm alergias. Se existe uma infecção bacteriana instalada, a secreção nos olhos, nariz e ouvido terá coloração rosa a marrom. O veterinário dará a ele antibióticos para gatos. Lembre-se que tem várias escolhas na medicina atual, incluindo pílulas, líquidos e mesmo a injeção de antibiótico de longa duração. Consulte o veterinário para saber qual é o melhor para o animal.

Loading...

Prevenção

Se nenhum dos seus outros gatos apresentam esses sinais, não significa que não tenham sido expostos ao vírus. De acordo com o Dr. Sheen, a maioria dos gatos com sistema imune saudável são capazes de combater o vírus sem mesmo apresentar sintomas. Mesmo que haja uma vacina para a herpes felina, isso não garante que ele não irá pegá-la. É ainda uma boa ideia vaciná-lo, porque se ele contrair o vírus, os sintomas serão bem menos graves. Você também pode aumentar a imunidade do seu gato uma com dieta saudável. A maioria das rações para gato possuem um ingrediente basico, como o milho. Isso poderia ser bom se os gatos fossem onívoros, mas eles não são. Quando for comprar a ração, observe os ingredientes. Se o primeiro listado for milho, então é dele que é feita a maior parte da ração. Procure as que tenham carne como primeiro ingrediente. Outra maneira de fortalecer a saúde deles é com probióticos, que são suplementos naturais com enzimas que melhoram a digestão. Fórmulas feitas especificamente para gatos podem ser misturadas na ração ou guloseimas. Finalmente, uma terapia de energia chamada reiki é relatada por funcionar bem para muitas doenças e não é invasiva. O reiki melhora a saúde por aumentar o fluxo de energia nos humanos e animais. Este método é muito parecido com acupuntura mas sem agulhas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...