Remédios para tosse dos canis felina

Escrito por katina blue | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para tosse dos canis felina
A tosse dos canis é uma infecção bacteriana contagiosa em gatos (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

A tosse dos canis, também chamada bordetella, é uma infecção bacteriana contagiosa que causa danos ao sistema respiratório dos gatos. Filhotes e felinos adultos com os sistemas imunológicos enfraquecidos são as principais vítimas. Alguns gatos são hospedeiros da bactéria mas não exibem nenhum sintoma físico, enquanto outros demonstram sinais de infecção, incluindo tosse seca, espirros, coriza nasal, febre e problemas em respirar. Embora gatos adultos mais saudáveis possam se recuperar da infecção sem tratamento, os mais vulneráveis podem precisar cuidados imediatos. Há vários remédios naturais e convencionais para tratar a tosse dos canis felina.

Outras pessoas estão lendo

Antibióticos

A tosse dos canis é altamente contagiosa, então seu animal deve tomar antibióticos imediatamente para atacar a infecção. O Baytril e o Clamavox são tomados por dez a 14 dias, ou possivelmente por mais tempo, dependendo da severidade da infecção e da reação do seu gato à medicação. Se você tiver outros gatos que foram expostos ao felino infectado, eles também devem ser tratados com antibióticos. Seu veterinário determinará se estes medicamentos são o melhor tratamento, pois eles podem provocar efeitos colaterais sérios em gatos enfraquecidos ou filhotes.

Hospitalização

A tosse dos canis pode progredir e se transformar em uma pneumonia. Os sintomas a se observar são febre persistente, anorexia e letargia. Se seu gato exibir esses sintomas durante o período de tratamento, entre em contato com o veterinário imediatamente. A pneumonia pode ser fatal em gatos, então a hospitalização pode ser necessária para um monitoramento mais próximo, um tratamento de antibióticos mais intenso e a administração de fluidos intravenosos.

Tratamentos naturais

Melhorar o sistema imunológico do seu gato pode auxiliar na recuperação da tosse dos canis. Existem várias ervas naturais que podem fazer isso: a Echinacea purpurea pode aliviar a tosse do gato e fortalecer a resposta imunológica à infecção; e a Plantago lanceolata é uma erva que pode aliviar o congestionamento do nariz, da garganta e do peito. Os tratamentos naturais podem ser usados em combinação com antibióticos e outros tratamentos, mas apenas com a permissão do veterinário. Portanto, consulte o profissional sobre quaisquer remédios naturais antes de usá-los em um gato com tosse dos canis.

Outros remédios

Garantir que seu animal descanse adequadamente durante o tratamento é essencial. Proporcione um lugar calmo e confortável, longe de outros animais, onde o gato possa dormir sem ser perturbado. Também, pergunte ao veterinário sobre supressores de tosse sem prescrição. Eles podem ajudar a aliviar a tosse do gato enquanto ele se recupera, mas não administre nenhum medicamento sem prescrição a menos que o veterinário autorize. Monitore o consumo de líquidos do animal e garanta que ele beba água o suficiente, pois a hidratação auxiliará na recuperação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível