×
Loading ...

Como remover o gosto amargo da alface

Atualizado em 17 abril, 2017

O amargor da alface crespa é um problema comum entre os jardineiros. Ele é provocado pela falta de umidade no solo e pelas altas temperaturas. A alface americana foi desenvolvida para tentar solucionar essa situação, mas acabou perdendo muito em sabor e valor nutricional. Em contraste, a alface crespa é uma boa fonte de beta-caroteno e uma fonte moderada de fibras e carboidratos. Ela é caracterizada por folhas que crescem mais soltas a partir do talo em vez dos pés compactos da variedade americana. Suas folhas podem ter coloração vermelha, verde e até marrom.

Instruções

A alface crespa é usada em saladas, em que o gosto amargo pode ser mascarado por diferentes molhos (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
  1. Lave as folhas de alface em água corrente. Coloque-as imediatamente na gaveta de vegetais do seu refrigerador. Não as guarde junto de frutas, pois podem estragar a alface.

    Loading...
  2. Retire as folhas de alface da gaveta do refrigerador depois de 48 horas. Enxágue-as mais uma vez em água fria. A maior parte do amargor terá sido removida.

  3. Remova as folhas mais externas. Corte a raiz e pontas da alface, pois nelas está o resto do gosto amargo. Coloque o vegetal na centrífuga de salada para remover o excesso de água. Sirva como preferir.

Loading...

Dicas

  • Coloque folhas murchas em água gelada para reavivá-las.
  • Não corte ou coloque o molho sobre a alface até a hora de servir, senão ela murchará rapidamente.

Aviso

  • A alface não pode ser congelada, enlatada ou seca. Compre e use antes que estrague.
  • Vegetais com manchas ou gosma devem ser jogados fora. Esses são sinais de apodrecimento e mofo.

O que você precisa

  • Alface crespa
  • Faca de cozinha
  • Centrífuga para salada

Referências

Loading ...
Loading ...