Mais
×

Como remover pixels retidos em uma TV LCD

Atualizado em 21 novembro, 2016

A retenção de pixel, ou um único ponto em sua televisão LCD que permanece na mesma cor, não importando a imagem por trás dela, pode ser uma monstruosidade. Bem como "burn-in" em televisores de plasma, a retenção de pixel é um resultado de uma imagem estática que permanece na tela por um período prolongado. A diferença, porém, é que, enquanto o "burn-in" é irreversível, um pixel retido no seu televisor LCD pode ser corrigido. Pixels em uma tela de LCD possuem uma carga por trás deles, e os pixels retidos são simplesmente as cargas que ficam presas, o que significa que eles podem descolar-se - e de forma relativamente fácil.

Instruções

Um televisor LCD pode ser afetado por pixels retidos (black lcd silver image by Nicemonkey from Fotolia.com)
  1. Eleve a temperatura no cômodo em que está sua televisão LCD. Embora a retenção de pixel seja muitas vezes causada por uma imagem estática na tela, há outros fatores, como a temperatura de funcionamento, cor e contraste da imagem e, acima de tudo, a temperatura ambiente. Aumentar a temperatura fora da televisão irá acelerar o processo de reversão da imagem retida. A temperatura ideal seria em torno de 38 graus Celsius, que pode não ser ainda tão prática, então simplesmente aumente-a até onde estiver confortável porque isso irá ajudar.

  2. Ligue o seu televisor LCD e execute um protetor de tela todo branco. Isso normalmente pode ser encontrado no menu de configurações do seu televisor. Execute o programa por duas horas, o que deve reverter a retenção de pixel.

  3. Deixe no protetor de tela em preto ou cinza em sua televisão por duas horas. O tipo de protetor de tela exibido depende unicamente daquilo que sua marca de televisão recomenda para esse tipo de problema.

  4. Desligue a televisão por um período maior do que aquele em que a imagem estática permaneceu em sua televisão para causar a retenção de pixel. Por exemplo, se você deixou uma imagem na tela por duas horas, desligue a televisão por mais de duas horas.

  5. Exiba um vídeo normal em tela cheia e que cubra cada canto da tela por duas horas. Um canal em HD seria ideal para isso. Se houver barras brancas nas partes superior e inferior da imagem, use o zoom da sua televisão para aumentar a imagem e deixá-la em tela cheia.

  6. Exiba "chuviscos" em sua tela de uma a duas horas. Chuviscos são o mesmo que uma imagem estática. Use o zoom para ampliar a ponto de a imagem estática cobrir toda a tela, se necessário. O alto contraste da imagem estática deve ajudar a "dar a partida" em seu pixel retido e corrigi-lo.

O que você precisa

  • TV de LCD
  • Screensaver (protetor de tela) preto, branco ou cinza escuro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article