Mais
×

Como reparar arranhados em pisos de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um piso de madeira já terminado e selado é bem durável, mas se você derrubar um objeto pesado ou afiado nele, o piso ficará arranhado. É importante arrumá-lo porque um arranhão na madeira não é apenas feio, ele também tira um pedaço da proteção da madeira, potencialmente permitindo que a umidade entre nela e cause apodrecimento. Madeira plástica existe em todos os tons e cores para combinar com seu piso, e um selante de madeira ou resina de poliuretano é aplicado em cima para selar tudo.

Instruções

Deixe seu piso impecável mesmo depois de ele sofrer um arranhão (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Use a lixa no arranhão e ao redor dele. Livre-se de toda sujeira e restos soltos. Depois de lixar, tire a poeira.

  2. Coloque a madeira plástica no arranhão com sua espátula. Pressione-a passando a ponta da espátula pelo arranhão em uma direção perpendicular, forçando a madeira plástica a entrar mais fundo no arranhão. Coloque madeira plástica suficiente para encher um pouco mais que o arranhão, deixando uma leve camada excedente. Tenha certeza de que o arranhão está repleto de madeira plástica.

  3. Deixe a madeira plástica secar por volta de oito horas.

  4. Lixe a madeira plástica seca com cuidado dando pequenas batidas na direção da ranhura da madeira para nivelá-la com o resto do chão. Tire a poeira.

  5. Coloque uma camada bem fina de resina de poliuretano sobre a área reparada usando o pincel de pintura. Deixe secar por um tempo. Passe a lixa levemente sobre o local e então aplique uma segunda camada de resina de poliuretano.

Dicas

  • Use uma madeira plástica que combine com o chão ou misture-a com verniz para deixar a cor parecida.

Aviso

  • Deixe o cômodo bem ventilado quando for aplicar a madeira plástica e a resina.

O que você precisa

  • Lixa grossa
  • Madeira plástica
  • Espátula de plástico
  • Resina de poliuretano para pisos
  • Pincel de pintura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article