Como reparar os rolamentos quebrados do pedal de uma Mongoose

Escrito por matt gerrard | Traduzido por weber figueiredo
Como reparar os rolamentos quebrados do pedal de uma Mongoose
Pedais de plástico são unidades concebidas para serem substituídas quando quebram (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Os pedais de uma bicicleta precisam suportar um alto grau de impacto quando o usuário pedala normalmente sobre terreno plano. Em uma BMX ou mountain bike como as fabricadas pela Mongoose, a força de impacto transmitida aos pedais e manivelas pode ser enorme, e não é raro que os seus rolamentos sejam danificados. Se houver um problema com os rolamentos do pedal, você estará comprometendo a capacidade de transferir força para a roda traseira. Também há o risco de danos nas manivelas ou no movimento central.

Instruções

  1. 1

    Coloque a bicicleta sobre uma superfície plana e estável e gire as manivelas até que fiquem paralelas ao chão. Coloque-a em primeira marcha. Verifique os pedais para ver se eles podem ser arrumados. Alguns modelos não podem e outros exigem uma ferramenta própria do fabricante para acessar o rolamento. Se os seus pedais são deste segundo tipo, é aconselhável procurar reparo técnico, pois haverá o risco de danos por tentar usar uma ferramenta inadequada.

  2. 2

    Coloque a chave de 15 milímetros no eixo entre o pedal e a manivela. Pressione a manivela para baixo para reduzir a possibilidade de escorregão súbito, causado pelos dentes da pedaleira. Aplique pressão na chave, aumentando gradualmente para tentar soltar o pedal. Pedais são difíceis de se remover das manivelas, e por isso, pode ser preciso exercer uma pressão mais forte.

  3. 3

    Remova ambos os pedais e acesse a tampa de proteção na borda externa, em frente à seção rosqueada do eixo que se conecta à manivela. Com a tampa de proteção removida, você verá uma trava que mantém o pedal no eixo. Um parafuso sextavado de 8 mm é o mais comum. Remova-o cuidadosamente e gire o pedal, de modo que o eixo aponte verticalmente, com os fios da manivela para cima.

  4. 4

    Deslize o eixo com cuidado e observe abaixo do pedal. Os rolamentos podem estar em cartuchos fechados ou soltos na capa. Levante a capa de rolamento superior e verifique se todos estão encaixados corretamente. Remova todos e não perca nenhum deles. Limpe as capas e os rolamentos e passe um pouco de graxa. Use a capa para manter os rolamentos no lugar enquanto você remonta o pedal. Se os rolamentos estiverem em cartuchos selados em forma de anel, você vai precisar substituir todos os que estiverem danificados. Substitua o eixo e a capa de proteção. Coloque o pedal de volta na manivela.

O que você precisa?

  • Chave inglesa de 15 milímetros
  • Malho de borracha
  • Chave sextavada de 8 milímetros
  • Graxa

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível