Mais
×

Como repintar armários de cozinha

Atualizado em 17 abril, 2017

Em um apartamento, você talvez não queira ou não possa trocar os armários de cozinha. Mas com um pouco de imaginação e tinta, é possível transformar seus velhos armários os deixando lindos para armazenar seus pratos e xícaras. O processo não é demorado e não tem custo alto. O resultado será um visual completamente novo.

Instruções

É possível transformar seus armários antigos em armários novos e lindos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Retire todas as gavetas e as estruturas de metal que as seguram, como parafusos, pregos e trilhos. Remova também os puxadores das gavetas antes de começar.

  2. Adquira um removedor de brilho que possa limpar e remover a gordura existente nos armários e gavetas. O removedor criará uma boa superfície que absorverá a tinta que será usada posteriormente. Para que a tinta seja absorvida, os armários e gavetas não podem conter qualquer resíduo de gordura.

  3. Preencha arranhões e buracos com massa corrida ou rejunte e lixe levemente antes de pintar.

  4. Utilize uma lixa fina 120 em toda a superfície dos armários e das gavetas. Isso criará uma superfície absorvente para a tinta.

  5. Proteja algumas partes dos armários ou eletrodomésticos utilizando fita adesiva se desejar protegê-los contra respingos de tinta.

  6. Experimente pintar uma área pequena e escondida do armário para saber se a tinta será absorvida corretamente. Se isso não acontecer, talvez seja necessário utilizar uma base para garantir a pintura apropriada. A base é aplicada antes da tinta e da mesma maneira que ela.

  7. Inicie o processo de pintura utilizando um rolo ou pincel pequeno para pintar os cantos dos armários. A partir daí, siga para as áreas planas, ainda com o rolo, para fazer uma cobertura de tinta nivelada. Para pintar as portas dos armários utilize um rolo maior.

  8. Você pode pintar as gavetas e a parte interna dos armários com um pincel pequeno nos cantos e com um pincel padrão nas áreas maiores. Se achar necessário, aplique outra camada de tinta quando a primeira estiver seca.

Dicas

  • Lembre-se de utilizar folhas de jornal para proteger a sua área de pintura contra respingos. Elas ajudam quando há acidentes permitindo que os respingos possam ser limpos.

Aviso

  • A não solicitação de autorização do seu senhorio para que você possa repintar os armários pode levar ao despejo ou à perda do valor da fiança. Por favor, leia seu contrato de aluguel antes de entrar em contato com ele.

O que você precisa

  • Removedor líquido de brilho (opcional)
  • Lixa (opcional)
  • Fita adesiva
  • Rolos e pincéis
  • Base (opcional)
  • Tinta esmalte acrílica (na cor de sua escolha)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article