Como reproduzir poodles coloridos

Escrito por andrea farkas | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reproduzir poodles coloridos
Os pelos dos poodles vêm em uma variedade notável de cores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existem variedades de poodles, o padrão que tem 38 centímetros de altura, o miniatura entre 25 centímetros e 38 centímetros e os toy com 25 centímetros. Todas essas variedades compartilham as mesmas cores aceitáveis. A cor do pelo, de acordo com o padrão da raça da American Kennel Club, pode apresentar pequenas variações de tonalidade a partir da original, mas a cor deve ser sólida. Os poodles com pelo remendado, manchado ou multicolorido não são considerados de acordo com o padrão oficial da raça. Porém, essas cores ainda aparecem em programas de reprodução. É difícil reproduzir poodles coloridos, não só porque as interações entre genes coloridos dominantes e recessivos poderá, às vezes, terminar em surpresa, mas porque há muitos genes contribuindo para a aparência de um poodle.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um animal da raça poodle
  • Caneta e papel
  • Cartela de cores do poodle (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Reproduzindo os poodles coloridos

  1. 1

    Determine os fenótipos dos potenciais pai e mãe do poodle. Um fenótipo é a representação física do genótipo ou do "diagrama" do DNA determinando a cor do poodle. As cores de poodle aceitas pelo AKC são preto, azul, café-com-leite, castanho, damasco, creme e branco. Cada cor tem um genótipo específico que, quando presente, determina sua cor.

    Como reproduzir poodles coloridos
    A cor dominante de poodle é preta (Koichi Kamoshida/Getty Images News/Getty Images)
  2. 2

    Determine a cor do nariz do seu poodle. Essa cor pode ser a mesma do pelo ou ser diferente. A cor do nariz do poodle pode te ajudar muito a determinar o genótipo do cachorro.

    Como reproduzir poodles coloridos
    A cor do pelo do cachorro é determinada pelo seu genótipo (Stephen Chernin/Getty Images News/Getty Images)
  3. 3

    Compreenda o alelo loci básico do poodle. Isso é necessário para determinar a possibilidade da cor do pelo e do nariz. É a interação entre dois alelos que permite tal variação na cor do poodle e mesmo a variação dentro da cor. O locus "E" retorna um feomelanina, ou pigmento "marrom". No entanto, ele pode representar coloração preta ou marrom, dependendo se é "E" ou "e", com a letra maiúscula ser o preto dominante e a minúscula o marrom recessivo. Um poodle com "EE" ou "Ee" será sempre preto, ao passo que "ee" será marrom. Igualmente, o locus "B" contribui para pelos vermelhos, o "G" pelos prateados e o "D" uma diluição. Esse último locus de diluição, quando emparelhado com outro locus, dilui a cor representada através do alelo de emparelhamento. Um exemplo é o genótipo "Eedd", que aparece como um poodle preto diluído, referido como "azul".

    Como reproduzir poodles coloridos
    A reprodução de poodles coloridos não é uma ciência exata, mas isso não impede as pessoas de conseguirem as cores que elas querem (Amy Sussman/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  4. 4

    Use o loci E, B e D para determinar os genótipos de possibilidades do pelo e do nariz do seu poodle. Por exemplo, um poodle preto com um nariz preto poderia ter um genótipo de EEBB, EeBB, EeBb ou EEBb. As duas primeiras letras simbolizam a cor do pelo e as outras a cor do nariz. Quando a letra é maiúscula, o alelo é dominante. Por causa do preto ser a cor dominante entre todos os poodles, qualquer emparelhamento com "E" será preto. No exemplo acima, nenhum poodle preto possui um nariz marrom, a não ser que ocorra um genótipo EEbb ou Eebb.

    Como reproduzir poodles coloridos
    Um nariz de poodle colorido não é por acidente (Chris McGrath/Getty Images News/Getty Images)
  5. 5

    Misture e combine os possíveis parceiros para obter uma previsão aproximada das cores que a ninhada produzirá, uma vez que você já tenha identificado os possíveis genótipos pais e mães. Isso é altamente impreciso, mas não impossível. Por exemplo, a criação de um pai marrom com genótipo "eebb" para uma mãe preta com genótipo "EeBb" desenvolverá filhotes com possíveis combinações de genótipo Ee e ee, alguns preto e alguns marrom. Igualmente, as cores do nariz podem ser Bb ou bb, com alguns preto outros marrom, dificilmente todos os poodles pretos terão o genótipo Bb no nariz, ou seja, narizes pretos.

    Como reproduzir poodles coloridos
    Prever as cores de uma ninhada de poodles não é exato, mas geralmente é um pouco previsível (Koichi Kamoshida/Getty Images News/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Compre um teste genético. Muitos laboratórios são especializados em reprodução de cães e os testes custam entre R$ 100 e R$ 200. Se você está determinado a produzir poodles de determinadas cores, esses testes genéticos irão lhe dizer o que o seu poodle possui de genótipo, eliminando várias adivinhações. Mantenha a pesquisa. As cores do pelo e do nariz são apenas dois pedaços de um enigma. Existem variantes e muitos outros genes afetando a cor do poodle. Dois pares de alelos dificilmente dizem toda a história (poodles também têm genes para o desbotamento da cor, de carrapato, de cachorro de rua e muito mais), embora seja o melhor lugar para começar.
  • Ao reproduzir seus poodles, certifique-se que seus motivos são responsáveis. Se você deseja produzir ninhadas com mera finalidade de ganhar dinheiro e não para melhoria da raça ou saúde, você provavelmente está nele pelas razões erradas e certamente falhará ao cumprir seus objetivos financeiros. O parto de uma ninhada é caro e os custos veterinários são muito mais elevados que a maioria dos criadouros casuais estão cientes. Pesquise as obrigações financeiras antes de decidir criar os seus poodles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível