Mais
×

Resolvendo desastres tecnológicos assustadores

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Introdução

Os zumbis e fantasmas podem causar frio na espinha, mas, quando se trata de terror verdadeiro, olhe para o seu computador. Nos dias bons, ele mostra vídeos engraçados de gatos e redes sociais com facilidade - mas quando fica ruim, é horrível. Se você já enfrentou uma tela azul sem ter um backup de seus arquivos, coisas que surgem à noite já nem parecem mais tão assustadoras. Felizmente, muitos problemas de computador não são tão assustadores quanto parecem e, muitas vezes, podem ser corrigidos sem uma intervenção profissional.

Jason Reed/Photodisc/Getty Images

Algo está errado

Quando souber que algo está errado, mas não consegue identificar o que é, tente reiniciar o computador. Isso libera a memória e fecha todos os programas e serviços em execução - incluindo algumas aplicações de segundo plano que você pode não estar ciente. Se ainda perceber algo estranho, como falhas de programas que normalmente são executados sem problemas, verifique o seu histórico de atualizações: o programa pode ter baixado automaticamente uma atualização defeituosa ou pode haver um conflito com uma atualização recente do Windows. Se esse for o caso, tente reinstalar uma versão anterior.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

O computador não liga

Quando você pressionar o botão de energia e nada acontecer, certifique se o problema não é com a tomada. Se outros dispositivos (como o seu monitor e impressora) ligam sem nenhum problema, então o fornecimento de energia do computador é o culpado mais provável. As fontes de alimentação são baratas e não são muito difíceis de serem substituídas em casa. Se você não se sentir confortável para fazer isso, leve seu PC a uma assistência técnica de computadores e um técnico treinado irá consertá-lo rapidamente.

Photodisc/Photodisc/Getty Images

O Windows não inicia

Se você está vendo um prompt de comando com mensagens de erro em vez do Windows ao ligar o computador, há uma grande possibilidade de que seu disco rígido esteja com defeitos. A única solução é substitui-lo, o que significa reinstalar o Windows e restaurar seus arquivos de backup. Uma advertência: há um vírus comum que simula uma falha no disco rígido, imitando uma mensagem de erro do Windows e desligando o computador. Se é isso que está acontecendo, entre no Modo de Segurança (pressione "F8" em intervalos regulares quando reiniciar o seu computador e selecione "Modo de Segurança com Rede" no menu) e execute uma verificação de vírus antes de tentar medidas mais drásticas.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Lentidão repentina

O computador era superveloz na primeira vez que você o ligou, mas agora ele é mais lento do que um morto-vivo. Isso é muito normal. Desde que você comprou seu computador, provavelmente já instalou vários programas. A lentidão também pode ser sintoma de um malware. Para que seu computador fique rápido novamente, tente esvaziar sua lixeira, limpar o cache do navegador e remover programas desnecessários do MSCONFIG. Se ele ainda estiver extremamente lento, tente desfragmentar o disco rígido e executar uma verificação de vírus.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Sons inesperados ou altos

Se estiver ouvindo sons incomuns vindos de dentro do gabinete do seu computador, muitas vezes é sinal de que uma falha de hardware está prestes a acontecer. Uma ventoinha que faça um barulho mais alto do que o esperado ou que pareça funcionar constantemente pode estar assim por um acúmulo de poeira. Tente desligar o computador, remova sua lateral e use ar comprimido para limpar ao redor das pás da ventoinha. Se essa não for a causa, então a ventoinha pode estar prestes a parar de funcionar. Um ruído de clique ou rangido sinaliza uma possível falha do disco rígido - faça backup de seus dados imediatamente e leve seu computador a uma assistência técnica para que ele seja verificado.

SXC.hu

Tela azul da morte

Quando você vê a temida tela congelada azul, comumente conhecida como a "Tela Azul da Morte", sua primeira tática deve ser tentar reiniciar o computador - às vezes, esse problema é temporário e é causado por um programa com falhas ou que esteja entrando em conflito com o Windows. Quando você vê uma tela azul persistente toda vez que tenta ligar o computador, o problema provavelmente é de hardware. Se você instalou recentemente um novo hardware, tente removê-lo e veja se isso corrige o problema. Um pente de memória RAM ruim também pode ser o culpado. Em outro computador, grave um programa de testes de memória em um CD e inicie o computador com ele, para que ele teste seus pentes de memória.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Redirecionamentos do navegador

Se o seu navegador parece possuído e o redireciona para sites que você não quer visitar, você não precisa de um exorcista - apenas de um bom programa antivírus. Um sinal comum de uma infestação de vírus é ser enviado para páginas que contenham anúncios, em vez dos sites que você clicou. Inicie o computador em Modo de Segurança e execute uma varredura completa com um bom programa antimalware, como o SuperAntiSpyware ou Malwarebytes (ambos grátis). Usar a Restauração do Sistema para restaurar o computador a um ponto anterior ao que os problemas começaram também pode funcionar.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Sua tela está cheia de anúncios

Os anúncios pop-up são esperados ao navegar na web. Bloqueie aqueles que sejam regulares, habilitando o bloqueador de pop-ups incorporado ao seu navegador. Se você não conseguir encontrar esse recurso, tente atualizar para a versão mais recente. Se estiver vendo vários anúncios ou se estiverem aparecendo mesmo quando o navegador está fechado, é um sinal de que o seu computador provavelmente foi infectado por um malware. Execute uma varredura completa com seu software antimalware, de preferência, em modo de segurança. Se isso não corrigir o problema, pode ser necessário levá-lo para uma assistência técnica.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A imagem do computador não é exibida em um projetor

Você precisa projetar sua tela e não consegue? Primeiro, verifique se o seu computador está conectado corretamente ao projetor, sem fios soltos. Pressione o botão do Windows e "P" ao mesmo tempo e, em seguida, selecione "Somente Projetor" a partir do menu. Se isso não funcionar, reinicie o computador e tente de novo. Muitas vezes, isso é tudo o que você precisa fazer para fazê-lo funcionar.