Mais
×

Como respirar corretamente durante a meditação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A meditação, técnica de focar a mente aprofundando a respiração, é uma prática popular para as pessoas que sofrem de estresse ou ansiedade. Uma meditação bem sucedida dependerá inteiramente da concentração e eliminação de distrações externas. Aprender a respirar corretamente durante a meditação é um passo essencial para atingir os efeitos benéficos dessa atividade, que incluem tranquilidade, paz, relaxamento e redução do stress.

Instruções

Respire corretamente durante a meditação

    Prepare-se para a meditação

  1. Vista roupas confortáveis que não restrinjam sua movimentação ou capacidade de respirar.

  2. Acenda sua velas ou incenso (ou ambos). Muitos adeptos da meditação afirmam que a presença do fogo aumenta a eficácia de sua sessão.

  3. Sente-se no chão ou em uma cadeira de encosto reto que promova uma postura apropriada. Sentar-se no chão é recomendado pela maioria dos especialistas em meditação, mas a coisa mais importante é manter as costas retas. Sinta-se livre para usar um pequeno travesseiro que lhe ajude a sentir-se confortável.

  4. Feche os olhos. Deixe todos os pensamentos em sua mente escorrerem ao seu fim natural. Por fim, esvazie sua mente.

    Praticando a respiração correta durante a meditação

  1. Padronize sua técnica de respiração. Durante a meditação, algumas pessoas inspiram e expiram pelo nariz, outras inspiram pelo nariz e usam a boca para expirar, e alguns tanto inspiram e expiram pela boca. Escolha o que você preferir, mas mantenha o padrão a cada respiração.

  2. Regule sua respiração. Respire em intervalos constantes, estabelecendo um ritmo. Com a prática, esse ritmo se tornará natural para você.

  3. Visualize, se você estiver com dificuldade. A página de meditação budista BellaOnline pode sugerir algumas técnicas úteis, caso você precise de ajuda para aprender a respirar corretamente durante a meditação (ver Recursos).

  4. Use um mantra, palavra ou frase personalizada que você possa cantar durante suas sessões de meditação, para ajudá-lo a concentrar-se adequadamente.

  5. Pratique diariamente. Assim como tudo na vida, a meditação fica mais fácil quanto mais você praticá-la. Além disso, seus benefícios psicológicos e de saúde só são alcançados através do seu uso regular.

Dicas

  • Matricule-se com um instrutor profissional em meditação, se você identificou um estilo particular em que estiver interessado. Dependendo do estilo, os valores podem ser desde de gratuitos até bem elevados.

Aviso

  • A meditação deve ser usada como uma ferramenta de relaxamento, e não como tratamento primário de uma condição médica relacionada ao estresse, como pressão alta ou úlceras. Consulte um médico em caso de suspeita de problemas dessa natureza.

O que você precisa

  • Computador com acesso à internet
  • Um local silencioso e isolado para meditar
  • Velas e incenso (opcionais)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article