As responsabilidades profissionais dos educadores

Escrito por carole bruzzano | Traduzido por letícia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As responsabilidades profissionais dos educadores
Aqueles que buscam ser professores certificados devem se preparar bem (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Para tornar-se uma pedagoga, a profissional de ensino deve assumir certas responsabilidades profissionais, como obter o conhecimento necessário para a certificação. Ela deve ter conhecimentos sobre o aprendizado e desenvolvimento do aluno, orientação e avaliação dos estudantes e ambiente escolar. Consciência dos papéis e responsabilidades que irá assumir estão entre os requisitos dessa função. Aqueles que buscam tornar-se professores certificados, deverão se preparar aprendendo e aplicando elementos dessa área de interesse, que normalmente são testados com frequência em observações e avaliações.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento e aprendizado do aluno

Por desenvolvimento e aprendizado do aluno entende-se o conhecimento dos estágios de aprendizado e os fatores que influenciam nesse processo. Saber como aplicar esses conhecimentos para auxiliar o aluno no processo de aprendizado é algo que se espera dos educadores qualificados. A diversidade de alunos também faz parte dessa categoria. O professor deve compreendê-la e aplicar seus conhecimentos para encorajar os alunos a respeitarem as pessoas dentro da sala de aula e na comunidade.

Ambiente escolar

Os educadores também devem usar seu conhecimento para fomentar um ambiente escolar seguro, acolhedor e de inclusão social. Para tal, deverá encontrar formas de motivar o aprendizado dos alunos ao mesmo tempo em que mantém a igualdade e um alto padrão escolar para todos os alunos. Um dos itens de conhecimentos básicos avaliados nos testes de certificação são as estratégias utilizadas para desenvolver um ambiente produtivo e organizado. O professor deve demonstrar suas habilidades para ensinar os alunos como ter autocontrole e como poderão direcionar seu aprendizado por conta própria. Outro aspecto integrante dessa área de interesse é o conhecimento de práticas efetivas de motivação e comunicação.

Direcionamento e avaliação

Outro requisito do professor é saber formas diferentes de avaliar o conhecimento dos alunos. Isso inclui saber a ligação entre os objetivos e a promoção de avaliações, direcionamento e aprendizado com base nos padrões de um ambiente educativo. Outro item que o educador deve dominar é o planejamento educacional. Ele precisará mostrar que possui conhecimentos de vários métodos de ensino para que possa lecionar de forma eficaz lições com base em pesquisas. O planejamento da aula e a abordagem do tema a ser ensinado deverá incluir princípios educativos eficazes, que auxiliem no aprendizado de todos os alunos e deverão ser comprovados através das experiências de aprendizado que eles desenvolvem em sala.

Papéis e responsabilidades profissionais

Educadores devem usar ferramentas de comunicação produtivas e positivas, que possibilitem a criação de relacionamentos com ajuda mútua entre os indivíduos da escola, da família e membros da comunidade. O objetivo é valorizar a capacidade de aprender do aluno. Considera-se importante também entender os direitos e deveres de estudantes, pais, tutores, outros professores e funcionários da escola, bem como saber o código de conduta ética dos professores da localidade. Bons educadores devem ainda manter-se constantemente atualizados sobre os métodos e abordagens de ensino.

As responsabilidades profissionais dos educadores
Espera-se dos educadores que preencham os requisitos profissionais de sua localidade (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível