Como Reunir Provas para um Processo por Difamação

Escrito por ehow legal editor

Se você está ou não processando por calúnia ou defendendo-se contra um processo por calúnia, é imperativo que você reúna todas as provas necessárias para provar o seu caso. A calúnia é uma forma de difamação que é escrita ou transmitida de outra forma permanente, como a televisão ou rádio. A pessoa que está preparada com todos os elementos potencialmente relevantes terá mais facilidade de mostrar ao juiz por que ele acredita ter o direito a qualquer indenização ou de uma dispensa do caso.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Acesso à Internet
  • Cópia da declaração impressa ou gravada, que está em causa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Contrate um advogado que é bem versado em delitos. A melhor maneira de reunir provas é estar ciente de tudo que deve ser apresentado ao juiz ou magistrado do seu caso. Preparação é a chave para um bom resultado.

  2. 2

    Reúna toda a informação que suporta tanto a alegação de difamação (isto é, a informação que comprova que as afirmações são falsas) ou informação que apóia diretamente a matéria oferecida por escrito e compile-a no formulário de admissão (ver Recursos abaixo).

  3. 3

    Obtenha uma cópia da declaração alegada ou declarações por escrito que estão em causa. As bases de um processo por difamação é mostrar que a lesão à reputação ocorreu, fornecendo o material escrito ou gravado.

  4. 4

    Contate testemunhas que possam corroborar a sua posição e prepare-os para comparecer em juízo, se necessário. Isto é especialmente verdadeiro se as declarações foram para um pequeno grupo de pessoas, ao invés do público como um todo.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se que a verdade quase sempre é uma defesa absoluta a uma reivindicação de difamação, por isso certifique-se que você está escolhendo a causa de ação certa para fazer o seu caso. Se alguém invadiu a sua privacidade ou usou o seu nome ou imagem sem a sua permissão, existem outras ações que abrangem os incidentes.
  • Difamação é uma afirmação falsa ou enganosa sobre a pessoa que é publicada para, pelo menos, uma terceira pessoa e que causa danos à reputação da pessoa. Se ninguém vê ou ouve as declarações, exceto a pessoa que faz a afirmação e a pessoa sobre a qual a declaração é feita, não há calúnia.
  • Ao escrever ou gravar informações sobre outra pessoa, que serão divulgadas ao público, certifique-se que você substanciou todas as reclamações que você pretende fazer. Reúna todas as informações de origem e mantenha-as em um lugar seguro para que você possa fazer referência a ela se necessárias como provas em um caso de difamação.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media