Mais
×

Como fazer ripas para esticar telas

Atualizado em 23 março, 2017

Os esticadores são usados para criar as telas usadas por pintores. Eles são molduras básicas de madeira nas quais a tela é bem esticada para criar uma superfície livre de rugas. Apesar das ripas esticadoras que englobam a moldura poderem ser cortadas normalmente antes de serem unidas com grampos ou aparafusadas, a tela resultante ficará mais forte se elas forem fabricadas com bordas de 45º.

Instruções

A tela usada numa pintura normalmente é mantida no lugar por esticadores (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Determine as dimensões da tela pronta. Por exemplo: 30x40 cm.

  2. Some os comprimentos e compre um pedaço um pouco mais comprido de pinho quadrado em uma marcenaria.

  3. Corte, com a serra, duas peças de pinho no comprimento do lado mais comprido. Usando o exemplo acima, isso seriam 40 cm.

  4. Corte com a serra dois pedaços de pinho no comprimento do lado menor. Seguindo o exemplo anterior, isso seriam 30 cm.

  5. Pegue um pedaço de pinho e coloque-o sobre uma mesa. Segure o esquadro de forma que sua inclinação de 45º fique direcionada com o ponto mais baixo da esquerda. Passe esse ponto para a borda esquerda externa do pinho e desenhe uma linha seguindo o ângulo de 45º.

  6. Gire o esquadro ao redor de forma que sua inclinação de 45º fique direcionada com o ponto mais baixo da direita. Passe esse ponto para a borda direita externa do pinho e desenhe uma linha seguindo o ângulo de 45º com uma caneta ou um marcador.

  7. Copie essas linhas ao contrário no lado oposto da madeira, usando a mesma técnica.

  8. Segure a tábua com firmeza e corte para baixo e para fora em cada ponta, usando as linhas como guias para fazer um corte preciso de 45º.

  9. Repita os passos de 5 a 8 nas outras três peças de madeira.

O que você precisa

  • Pedaço de pinho quadrado
  • Fita métrica
  • Serra
  • Esquadro
  • Caneta ou marcador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article