Roupas feitas de bamboo mecanicamente prensado

Escrito por olivia silva | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Roupas feitas de bamboo mecanicamente prensado
Bamboo é uma fonte sustentável (Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images)

Roupas feitas de bamboo proporcionam muitos benefícios, em comparação com outros materiais. Além de sua incrível maciez, ela contém agentes antibacterianos naturais, e as propriedades de seus fios, a tornam ideal para roupas para o ar livre e para atividades. O bamboo é uma fonte sustentável que é processada tanto mecânica quanto quimicamente, para ser tecida na forma de tecido de fibras de bamboo.

Outras pessoas estão lendo

Fonte sustentável

A maior parte do bamboo usado para produzir roupas é cultivado na China ou Taiwan, em terras privadas, de famílias residentes. O bamboo usa menos energia e água para crescer do que outras fontes de fibras, e pode sobreviver tanto à seca quanto à inundação. Ele pode ser facilmente cultivado sem o uso de pesticidas, e limpa o ar conforme cresce, liberando 30 por cento mais oxigênio do que as árvores. Como um produto final, a roupa de bamboo é biodegradável, enquanto tecidos sintéticos são feitos usando petróleo.

Técnicas de processamento

Conforme o bamboo tem sido processado como matéria bruta, de muitas maneiras, ao longo da história, dois processos principais emergiram para o processamento do tecido de bamboo. O processamento químico envolve cozinhar as folhas e caules em solventes cáusticos. Isto solta as fibras, e elas são removidas da mistura química. Durante o processamento mecânico, o bamboo é esmagado, tornando-se uma mistura semelhante à polpa usando prensas, que eventualmente separa os fios. Uma vez obtidos, os fios são girados até formarem fibras.

Comparação dos processos

O processamento químico representa uma ameaça, tanto para os empregados trabalhando no local do processamento, assim como para o meio ambiente ao redor. Os solventes retidos pelas fibras de bamboo podem irritar peles sensíveis, e o processo químico libera poluentes na atmosfera. O processamento mecânico é mais amigável com o meio ambiente, mas seu custo é elevado, de modo que não é tão aplicado quanto o processamento químico.

Benefícios do bamboo

Roupas feitas de fibras de bamboo tem propriedades benéficas. Essas roupas regulam a temperatura, e são quatro vezes mais absorventes que o algodão, ajudando a manter a umidade longe da pele. "Kun" é um agente antibacteriano natural encontrado nas fibras de bamboo, que ajuda a prevenir o odor. Roupas de bamboo também ajudam a proteger contra os raios ultravioletas.

Cuidando de roupas de bamboo

Geralmente, roupas de bamboo devem ser lavadas à máquina, em água fria, usando o ciclo gentil e sabão suave. Amaciantes e alvejantes não são recomendados. Itens de bamboo raramente encolhem, mas se o item for uma mistura de bamboo e algodão, pendure-o para secar. Sempre leia etiquetas em relação ao cuidado, uma vez que o bamboo é frequentemente misturado com outras fibras. Fibras de bamboo são resistentes às rugas e raramente necessitam ser passadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível