Os tipos de roupas que os jamaicanos usam

Escrito por jorina fontelera | Traduzido por valéria wanda fernandes barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A vestimenta na Jamaica reflete a diversidade cultural de sua população. Essa nação do Caribe mistura trajes tradicionais e ocidentais. As características que ligam os dois são cores vibrantes, marcantes e o conforto. Obviamente, os Jamaicanos também se vestem de acordo com o clima tropical.

Outras pessoas estão lendo

Vestimenta tradicional

As pessoas jamaicanas são muito espirituosas e essa atitude é refletida em sua vestimenta tradicional. Eles vestem cores brilhantes e vibrantes em tecidos finos para se manterem frescos no clima tropical. Tradicionalmente, as mulheres usam uma saia, uma blusa leve e um véu, todos feitos de chita, um pano de algodão que é feito e comercializado localmente. Adicionalmente, existe uma maneira particular de armar o véu. As mulheres dobram o lenço no meio, enrolam e amarram ao redor da cabeça, colocando as pontas embaixo do lenço, para impedir que ele caia. Os homens tipicamente usam calças (longas ou curtas) e camisas. Tipicamente, existe pouca diferença entre as roupas formais e informais, particularmente na vestimenta masculina, pois eles precisam se manter refrescados.

Vestimenta rastafári

A vestimenta rastafári também é popular. Essas roupas, feitas apenas de fibras naturais, tipicamente incluem vermelho, verde ou dourado. De acordo com o Rasta Supply Guide (guia de abastecimento rastafári), o vermelho simboliza o sangue das pessoas negras, o amarelo o ouro roubado e o verde as terras perdidas da África. O ultimo item para completar o look é a boina, usada para cobrir os dreads no cabelo. A boina pode ser tricotada ou feita de crochê, e acredita-se que ela foi criada inspirada no chapéu escocês nacional, chamado "the tam o'shanter". O movimento rastafariano chegou na Jamaica pela primeira vez em 1930, seguindo uma profecia feita por Marcus Garvey, um líder da Universal Negro Improvement Association (Associação Universal de Melhoria Negra), e sua intenção era unificar os negros deslocados com a África. Logo após a profecia houve a coroação do Imperador Haile Selassie I na Etiópia, ele era considerado pelos rastafarianos como sendo o Messiah negro, o Jah Rastafári, que iria reuni-los com a África. A primeira filial Rastafári na Jamaica se estabeleceu em 1935.

Vestimenta ocidental

A vestimenta ocidental também é popular na Jamaica. As lojas estão cheias de camisas, jeans, camisetas, pulôver, camisas de malha e polos. Roupas que você encontraria tipicamente nos Estados Unidos também podem ser encontradas em toda a Jamaica. A popularidade da vestimenta ocidental é tão grande que os homens usam jeans e camisas com mais frequência do que eles usam as roupas jamaicanas feitas de chita.

Roupas de banho

Ilhéus e turistas vão para as praias com roupas de banho, camisas leves, shorts, saídas de banho, chinelos, óculos de sol e chapéus. Tenha em mente que alguns resorts jamaicanos não exigem roupas.

Roupas recomendadas

Devido ao fato da cultura ocidental ser grande parte da cultura jamaicana, qualquer pessoa do mundo ocidental se misturaria com facilidade com os moradores locais. Visitantes devem manter o calor em mente quando estiverem arrumando as malas, e devem levar roupas leves e frescas. Algodão e linho são recomendados, enquanto tecidos sintéticos devem ser evitados. Embora seja principalmente ensolarado, existem dias chuvosos, então os visitantes também devem levar capas de chuva ou guarda-chuva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível