Estilo

Como fazer uma saia removível para vestidos de casamento

Escrito por harriette marchonde | Traduzido por marina vidal
Como fazer uma saia removível para vestidos de casamento

Uma saia removível adiciona dramaticidade a um vestido de noiva curto

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Se você está dividida entre a elegância e dramaticidade de um vestido de noiva longo e o conforto e economia de um curto, então uma saia removível pode lhe oferecer o melhor dos dois mundos. Com planejamento detalhado e adornos apropriados, você pode criar uma elegante saia que pode ser usada durante a cerimônia e depois removida, revelando um vestido menos elaborado e mais confortável para dançar e mais apropriado para ser usado novamente em outras ocasiões.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Tirando as medidas

  1. 1

    Calce os sapatos que você irá usar no dia do casamento, coloque o vestido de noiva e qualquer outra peça volumosa que será usada por baixo da sua saia removível, como saiotes, anáguas ou armações.

  2. 2

    Meça a circunferência da sua cintura e da cintura ao chão utilizando uma fita métrica.

  3. 3

    Meça a circunferência do saiote, ou qualquer outra estrutura que será utilizada por baixo da saia, na altura do joelho e na barra. As medidas indicarão a quantidade de tecido a ser utilizado. Na maioria dos casos, de 3,6 a 4,6 metros de tecido são suficientes para fazer a sua saia, dependendo do volume.

    Desenhe e corte as partes da saia

  1. 1

    Desenhe um retângulo para o cós em papel de molde usando as seguintes medidas: O comprimento (ou lado maior) do retângulo deve ser o mesmo da medida da sua cintura mais 7,5 a 10 cm para prender os fechos, e a largura (ou lado menor) do retângulo deve ter duas vezes a largura desejada para o cós mais 3 cm para a costura, pois o retângulo será dobrado ao meio na hora de ser costurado. Por exemplo, se você quer um cós de 5 cm, o lado menor do retângulo deve medir 13 cm.

  2. 2

    Desenhe um trapézio em papel para molde menor no topo e que gradualmente aumenta em direção à base; esse será o molde para as três partes que formam a saia. O comprimento do trapézio deve ser igual à medida da sua cintura até o chão. A largura da parte de cima, do meio e da base do trapézio não devem ser menores que um terço da cintura e da circunferência das estruturas utilizadas por baixo da saia, medidas na seção 1, mais alguns centímetros para costura.

  3. 3

    Corte os moldes. (Para assegurar a simetria, dobre o papel ao meio e corte.)

  4. 4

    Passe o molde do cós para o tecido e para entretela, que é um tipo de tecido frequentemente costurado ao avesso do tecido para dar rigidez. (O "avesso" do tecido é o lado que não fica visível, o "lado certo" é o que fica aparente.)

  5. 5

    Passe o molde do trapézio para o tecido. Desenhe as duas partes idênticas restantes da saia usando o mesmo molde do trapézio.

    Costure a saia

  1. 1

    Marque os dois pedaços de tecido das costas onde ficará o zíper. Coloque as duas partes da saia uma sobre a outra, mantendo "o lado certo" do tecido de ambas as partes juntos e a marcação para o zíper alinhada.

  2. 2

    Costure as bordas das duas partes da base até a marca do zíper, alinhave as aberturas restantes acima da marca do zíper e passe à ferro para marcar a costura.

  3. 3

    Use alfinetes para prender o zíper no lugar (fechado e para baixo) sobre a costura alinhavada do passo anterior. Vire o tecido de modo que "o lado certo" fique virado para você e costure o zíper usando a sapatilha apropriada. Remova os alfinetes e o alinhavado.

  4. 4

    Costure a parte da frente da saia à parte de trás que foi feita no passo anterior.

  5. 5

    Junte a parte de cima da saia alinhavando, deixando uma margem de 1,5 cm, interrompendo nas laterais e franzindo o tecido para que a circunferência seja aproximadamente a mesma da cintura, medida na seção 1. Vire a saia do lado certo e reserve para o próximo passo.

Dicas & Advertências

  • Na hora de escolher o tecido da sua saia removível escolha o mesmo do seu vestido de noiva ou algum que combine com ele.
  • Evite erros que podem sair caro, use um musselina barato para testar o caimento antes de cortar o tecido que será usado para fazer a saia.
  • Faça as marcações no tecido utilizando giz de alfaiate ou qualquer outro utensílio que não deixe marcas permanentes.
  • Evite que bordas sem costura desfiem, faça o acabamento passando uma costura zigzag usando uma máquina de costura.
  • Use um ferro de passar comum quando algum dos passos solicitar que você passe alguma costura.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media