Como salvar vítimas de engasgos

Escrito por ehow contributor | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como salvar vítimas de engasgos
Conheça alguns métodos para ajuda alguém que esteja sufocando (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Como fazer manobras para vítimas de engasgos. O engasgo ocorre quando um objeto fica preso na garganta e não permite a entrada e saída de ar pelas vias aéreas. A vítima terá dificuldades para respirar e mostrará desconfortos respiratórios. O engasgo pode ocorrer súbita e inesperadamente e pode se tornar uma emergência médica. Se não for tratado prontamente, poderá levar a óbito. Portanto, é melhor estar preparado para essas situações de emergência. Aprender algumas manobras poderão lhe ajudar a salvar a vida de alguém. Muitas vezes, a vítima poderia ter sido salva se alguém soubesse essas técnicas. Esses cursos estão disponíveis na maior parte dos institutos de ensino e faculdades. Esse artigo lhe ajudará a conhecer diversos tipos de manobras usadas para diferentes faixas etárias e biotipos, ou em vítimas conscientes ou inconscientes.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Os sinais e sintomas apresentados por uma pessoa que esteja engasgando serão dificuldade para respirar e falar. A pessoa mostrará sinais de ansiedade e pânico, além de agarrar a garganta ou apontar para ela, tentando demonstrar o bloqueio. Ela tossirá e fará barulhos, e a cor da face irá de vermelho a azul, conforme vai ficando sem oxigênio (cianose). Se o objeto não for retirado rapidamente, a pessoa irá perder a consciência e cair no chão. Por vezes, poderá ter convulsões.

  2. 2

    Dependendo da idade, tamanho e estado de consciência da vítima, poderá ser necessário usar manobras diferentes, como a manobra de Heimlich, da compressão abdominal, compressão torácica ou de soprar de volta.

  3. 3

    A manobra de Heimlich pode ser feita em adultos ou crianças maiores de 11 anos. Para vítimas conscientes, fique atrás da pessoa e posicione os braços ao redor da área abdominal, ou seja, da linha da cintura. Não encoste nas costelas. Feche o punho de uma mão e coloque o dedão para baixo, na área acima do umbigo (centro da região abdominal). Agarre o punho fechado com a outra mão. Com os cotovelos para fora, faça diversas compressões rápidas e fortes na parede abdominal com um movimento para cima. Isso deverá ajudar a deslocar o objeto estranho das vias aéreas.

  4. 4

    Para fazer a manobra de Heimlich em uma vítima inconsciente, você precisará deixar a pessoa deitada reta, de costas e colocar-se entre as pernas da vítima, na região da coxa. Coloque o punho de uma mão aberta na região do umbigo, abaixo do esterno. Coloque a outra mão por cima, certificando-se de que seus dedos estejam apontados para a cabeça da vítima. Faça compressões na direção do abdômen com movimentos rápidos. Isso deverá ajudar a deslocar o objeto estranho das vias aéreas.

  5. 5

    Existem algumas modificações dessas manobras para gestantes e obesos. Se essas vítimas estiverem conscientes, coloque ambos os seus braços em volta da vítima, por baixo das axilas. Coloque o punho de uma mão no meio do esterno, mais ou menos na linha dos mamilos. Agarre o punho com a outra mão. Mantendo os dois cotovelos em ângulos retos em relação ao corpo da vítima, faça compressões no peito, certificando-se de que cada movimento seja rápido, acelerado, com movimento para cima.

  6. 6

    Para fazer a manobra de Heimlich em um obeso inconsciente ou vítima grávida, será necessário colocá-la de costas. Fique de um lado da vítima e posicione-se nos ângulos corretos do torso da vítima. Coloque o punho, com a mão aberta, na área central do esterno, aproximadamente entre os mamilos. Coloque a outra mão em cima e entrelace os dedos. Posicione o corpo acima das mãos e endireite os braços, travando os cotovelos. Empurre o peito da vítima para baixo diversas vezes. Isso deverá ajudar a deslocar o objeto estranho das vias aéreas.

  7. 7

    Para ajudar um bebê de menos de um ano de idade, você pode usar a manobra de soprar de volta. Se ele estiver engasgando, apoie seu antebraço na sua coxa. Segure o bebê de cabeça para baixo no antebraço esticado com a cabeça do bebê um pouco mais baixa que o restante do corpo. Com a mão segurando o bebê, tente também segurar sua mandíbula entre o dedão e o indicador. Em seguida, com a palma da outra mão, faça tapotagem entre o ombro e a omoplata. Isso deverá ajudar a deslocar o objeto estranho das vias aéreas.

  8. 8

    Outra manobra usada em bebês que estejam engasgando é chamada de compressão torácica. Você precisará descansar o antebraço na sua coxa e colocar a vítima de barriga para cima, na direção do antebraço, certificando-se de que a cabeça esteja mais baixa do que o restante do corpo. Posicione e apoie com firmeza a cabeça e o pescoço do bebê. Coloque os dedos médio e indicador da outra mão no esterno ou área peitoral, logo abaixo dos mamilos. Empurre para dentro aproximadamente 2,5 cm na região do peito com os dedos diversas vezes, certificando-se de manter os dedos no peito do bebê a cada compressão.

  9. 9

    Se o bebê estiver consciente e tossindo, chorando e aparentando respirar sem dificuldade, coloque-o sentado e não dê tapinhas nas costas ou interrompa a tosse. Contudo, se ele apresentar desconfortos ou dificuldades respiratórias, faça as manobras de compressões torácicas ou de soprar de volta.

Dicas & Advertências

  • Em qualquer caso de emergência médica, ligue para uma ambulância.
  • Para um adulto consciente que esteja engasgando e não apresente sinais de desconfortos respiratórios, não interfira com a vítima, pois ela tentará soltar o objeto estranho sozinha. Incentive a pessoa a tossir e tente mantê-la calma, reduzindo a ansiedade e estresse.
  • Peça para alguém chamar uma ambulância imediatamente enquanto você a socorre.
  • Faça aulas de primeiros-socorros e/ou ressuscitação.
  • Para evitar acidentes com crianças e bebês, mantenha objetos pequenos longe de seu alcance.
  • Não dê alimentos pequenos, como amendoins ou uvas, a bebês.
  • Lembre-se de que a melhor maneira de aprender as manobras é ter um treinamento adequado, com um profissional da saúde certificado. A maioria dessas aulas é ministrada em institutos de ensino.
  • O propósito desse artigo é apenas educar e informar, e não substituir um tratamento médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível