Meu secador chia quando está funcionando

Escrito por carlye jones | Traduzido por monique monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu secador chia quando está funcionando
Um secador estridente pode fazer uma tarefa tediosa, assim como uma irritante lavagem de roupa também faz (dirty laundry image by jedphoto from Fotolia.com)

Os gritos estridentes e chiados que vêm de um secador podem ser, no mínimo, irritantes e, no máximo, ser um sinal de alerta de um problema grave. De qualquer maneira, você não tem que aturar um secador barulhento ao identificar o problema — parar o barulho está dentro da capacidade de qualquer proprietário normal.

Outras pessoas estão lendo

Causas

As correias desgastadas são a principal causa de chiado e, em muitos casos, a primeira razão na qual os proprietários pensam quando a ventoinha começa a chiar, mas existem muitas outras causas para o funcionamento barulhento. Rolamentos, deslizamentos, polias, o motor e também o ventilador podem causar um chiado incômodo e sons de raspagem. Em alguns casos, o ruído significa que a peça está desgastada e deve ser substituída, mas também pode ser um sinal de que somente alguma manutenção simples é necessária.

Identificando a causa

Embora muitas vezes seja difícil identificar a origem de um chiado, você pode eliminar as causas. Em primeiro lugar, ouça com que rapidez o ruído ocorre quando o secador estiver funcionando. Caso seja intermitente ou ocorra uma vez ou menos por cada rotação do tambor, o chiado é provável proveniente dos rolamentos ou deslizes. Se o guincho é constante ou ocorre rapidamente, provavelmente é proveniente da correia, motor, puxador ou ventoinha. Para estreitar ainda mais a causa, gire o tambor com a mão, com o secador desligado, e ouça o barulho. Se continuar, a correia é uma causa provável. Se nenhum rangido ocorrer quando o tambor estiver ligado, a roda da ventoinha ou do motor provavelmente será a causa.

Parando o chiado

Duas abordagens comuns podem ser tomadas para eliminar um rangido em uma secador. Uma é limpar e lubrificar as partes móveis e a outra é substituir a maioria das partes móveis. Já que o tambor deve ser removido para ambas as atividades, muitos especialistas de reparação recomendarão fazer as duas coisas. Kits de reparo, que incluem uma correia, rolo e polia intermediária são baratos, e substituir estas peças não é difícil. A limpeza e lubrificação envolvem a aspiração da sujeira interna e colocar óleo nos rolamentos. No entanto, lembre-se sempre de desligar o secador ou a energia elétrica antes de fazer qualquer tipo de reparo ou manutenção.

Prevenção

A manutenção regular do secador pode evitar que muitos dos chiados e barulhos comuns do secador ocorram ao longo do tempo. Limpe o filtro de ar após cada carga e também a ventilação pelo menos uma vez por mês — isto retardará o acúmulo de sujeira dentro do secador, responsável por atrito e ruídos no dispositivo. Uma vez a cada seis meses ou mais, retire o tambor e faça a manutenção, verificando se há desgaste na correia, lubrificando os rolamentos e retirando as sujeiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível