Segurança do Airbus A320

Escrito por jeremy ruch | Traduzido por lynn blanch
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Segurança do Airbus A320
A família de aeronaves A320 teve menos de 20 acidentes fatais (airbus image by christophe morgado from Fotolia.com)

As aeronaves Airbus 320, que são fabricadas em Toulouse, na França, e em Hamburgo, na Alemanha, são geralmente consideradas as aeronaves de voo comercial mais seguras do mundo. Em 2009, a aeronave completava 20 anos de história com menos de 20 acidentes fatais e foi a primeira aeronave a implementar um novo sistema de controle "fly-by-wire" (voo por sinais elétricos), que permite que o piloto controle o avião eletronicamente. Esta família de aeronaves inclui duas versões curtas, o A318 e o A319, uma versão média, o A320, e uma versão estendida, o A321.

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Acidentes fatais

Em relação a outras aeronaves, o A320 tem um bom histórico de segurança, mas teve uma série de falhas conhecidas. Os recentes incidentes incluem o acidente da "Gulf Air" em 2000, em que um A320, tentando a pousar pela terceira vez, caiu e todos a bordo morreram e o acidente da "TAM Linhas Aéreas" em 2007, quando um A320-200, durante o pouso, chocou-se contra um prédio na aterissagem e matou todos a bordo e várias pessoas no chão.

Incidentes de segurança não fatais

Além de acidentes fatais, o A320 é conhecido por alguns dos principais incidentes de segurança que terminaram com sucesso. Em um acidente da "US Airways" em 2009, um A320-200 colidiu com um bando de aves e ambos os motores foram danificados e falharam. A aeronave pousou com sucesso em um rio e todos a bordo sobreviveram ao incidente. Da mesma forma, um A320-200 da Lufthansa chocou-se após cruzar o limite da pista em 1993, mas todos a bordo, com exceção de um tripulante e um passageiro, sobreviveram ao acidente.

Características de segurança

A característica de segurança mais conhecida da família A320 é o sistema "fly-by-wire", que substitui corda e roldana por sinais elétricos . O sistema de voo sofisticado contém vários mecanismos automáticos de segurança, incluindo a proteção contra manobras que excedam as capacidades termodinâmicas do avião ou a redução de velocidade da aeronave abaixo do limite de velocidade de estol.

Facilidade de uso

Embora os novos recursos de segurança do A320 geralmente recebam críticas favoráveis dos pilotos, algumas pessoas reclamam que os sofisticados sistemas de segurança são difíceis de usar. Especificamente, um representante da "Aviation Safety Alliance" (Aliança de Segurança da Aviação) disse que os sistemas computadorizados do avião são tão complicados que os pilotos ocasionalmente perdem o controle de movimentos da aeronave. Para resolver esses problemas, a Airbus fez modificações nos painéis da aeronave.

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