Os seis passos para organizar um texto argumentativo

Escrito por william rockwell | Traduzido por luiz neves
Os seis passos para organizar um texto argumentativo
A organização de um texto argumentativo pode ser feita com a ajuda de um processo de seis etapas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O objetivo de escrever um texto argumentativo, ou texto persuasivo, é convencer o leitor de que sua opinião sobre um determinado assunto está correta. Com esse sistema de seis passos, o ato de escrever é dividido em pedaços fáceis de trabalhar, o que pode ajudá-lo a se focar em um tópico sem ficar sobrecarregado.

Escolha um tópico

O primeiro passo na escrita de um texto argumentativo é a escolha do tema. Escolha um tópico em que seja possível pesquisar sobre vários aspectos do argumento. Quanto mais focado o tema, mais fácil será manter um foco no texto. Um bom tema é aquele que não tenha sido muito abordado, mas desperte interesse na comunidade na qual você está escrevendo. Por exemplo, um escritor em um mercado de televisão específico pode escolher comparar os serviços de televisão disponíveis – a cabo, por satélite etc. – e explicar por que uma certa escolha é melhor do que as outras em uma determinada região.

Pesquisa

Pesquise sobre o tema dos dois pontos de vista. A qualidade da sua pesquisa é muito importante para estabelecer a credibilidade do seu argumento. É importante usar publicações respeitadas e informações de especialistas no campo pertinente para o seu texto. Quando decidir que já tem informação suficiente para o texto, continue a pesquisar e consiga mais duas ou três fontes de informação. Isso irá ajudá-lo a dar substância à dissertação.

Identifique o público

Foque o texto de acordo com o público alvo. Se você estiver escrevendo para um público acadêmico, use termos adequados e não se preocupe em explicar termos rudimentares. Leve em consideração o conhecimento do público ao introduzir algum termo técnico ou jargão. Leigos precisarão de explicações mais aprofundadas, enquanto especialistas podem recusar seu argumento baseando-se em explicações desnecessárias.

Esboço

Crie um esboço para ajudar na organização do texto. Esse esboço deve incluir um título para a introdução, um primeiro argumento, uma réplica, uma resposta à réplica e uma conclusão. Se você tiver muitos tópicos, o esboço pode ter mais do que cinco seções.

Escreva o primeiro rascunho

O primeiro rascunho deve ser uma expansão bem elaborada dos tópicos do seu esboço. Essa é a hora de dar substância ao esboço. Não se atenha à pontuação ou à gramática nessa etapa: apenas coloque as ideias no papel, dando o rumo que você quiser a elas.

Revise o texto

Revise o texto para remover os erros de gramática e escrita. Leia-o para avaliar o ritmo, garantindo que seus leitores conseguirão seguir a lógica do seu raciocínio do começo ao final. Leia em voz alta para observar as partes em que o texto não flui bem. Termine a revisão verificando se você seguiu o formato padrão que foi exigido para a sua dissertação, como a ABNT ou outros estilos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível