Que tipo de semente de grama é melhor para o solo argiloso?

Escrito por d.c. winston | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de semente de grama é melhor para o solo argiloso?
O solo argiloso pode ser melhorado para que se torne um bom canteiro para grama

O solo argiloso pode ser um meio de cultivo complicado para germinar sementes de grama. Mesmo fornecendo e retendo a umidade desejável, sua espessa consistência pode ser de difícil penetração para as raízes de mudas jovens. A preparação e melhora do solo antes da semeadura ajudará a contrabalançar esses efeitos, porém o mais importante para o desempenho da grama a longo prazo em um solo argiloso é selecionar uma variedade de sementes que viceje naturalmente em seu clima.

Outras pessoas estão lendo

Suavize o solo antes de semear

O solo argiloso pode ser melhorado para que se torne um bom canteiro para a semeadura de grama. Você deve atingir dois objetivos: suavizar a textura da terra de modo que raízes tenras possam penetrar nela e adicionar textura para que a argila não forme facilmente uma massa densa quando estiver excessivamente úmida ou seca. Isso pode ser alcançado lavrando a terra até uma profundidade de pelo menos 15 cm e adicionando turfa úmida, areia grosseira de construção (chamada de areia bruta) e adubo velho. Lavre bem essa terra melhorada e deposite pelo menos 2,5 cm de cobertura final ou compostagem na parte de cima do solo onde você semeará a grama.

Selecionando sementes de grama

As gramas se dividem em duas grandes categorias baseadas nas características climáticas: as de estações quentes e as de estações frias. Em cada estação há gramas que vicejam ao sol e à sombra, bem como aquelas que toleram o trânsito de pedestres e as que preferem permanecer não confinadas. Combinar suas condições com a preferência natural da grama fortalece o desempenho das raízes, combatendo a desvantagem do solo argiloso. O site indicado nos Recursos pode ajudá-lo a selecionar a semente de grama mais adequada ao cultivo em seu clima específico e para o uso pretendido. No caso de gramas de estação fria em solo argiloso, escolha a festuca, a rasteira, a fina, a vermelha ou o azevém perene, ou ainda uma variedade da grama Bluegrass do Kentucky que se dê bem com o seu clima. No caso de gramas de estação quente, escolha as variedades de forração Centipede, Bermuda, Dicondra ou uma variedade da grama japonesa Zoysia que cresça melhor em sua área.

Mantendo uma umidade equilibrada

Lidar com gramas em solos argilosos requer, com o tempo, uma boa percepção do conteúdo de umidade e da capacidade de drenagem desses solos. A argila é complicada, pois quando regada constantemente não drena bem, podendo danificar os sistemas radiculares. Por outro lado, quando se deixa que resseque muito, ela endurece, fica quebradiça e se contrai, o que é igualmente danoso. Talvez você queira estabelecer um regime de rega para manter uma umidade que seja percebida como leve ao atingir a base da forração do gramado e os 2,5 cm iniciais de terra – ou seja, que a terra não esteja consistentemente molhada, mas apenas úmida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível