Mais
×

Como produzir uma muda de figueira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem mais de 700 espécies de plantas do gênero ficus. As mais conhecidas delas, talvez, sejam a figueira e as espécies menores, como a figueira-benjamim, que prosperam muito bem em espaços internos. Um dos aspectos mais interessantes das figueiras para espaços internos é o método de propagação. Retirando uma parte da árvore principal, você pode criar uma figueira completamente nova. Simplesmente corte, plante e seu próprio clone começará a crescer em questão de meses.

Instruções

A propagação da figueira se dá por pequenos pedaços do caule (ficus image by Unclesam from Fotolia.com)
  1. No dia de retirada da muda, regue sua figueira de manhã cedo. Organize-se para fazer a poda durante a tarde.

  2. Procure o ramo mais saudável da figueira, com as folhas mais bonitas.

  3. Corte a ponta do ramo. Faça um corte com a tesoura de poda logo abaixo da parte mais afunilada do ramo, ou seja, incluindo apenas três cm da madeira mais grossa do caule original.

  4. Com a tesoura de poda, corte as folhas da metade inferior do ramo.

  5. Em um pequeno recipiente, coloque uma camada de hormônio enraizador. Introduza a parte inferior do ramo no hormônio enraizador, cobrindo cerca de 7,5 mm do caule. Retire qualquer excesso de hormônio enraizador batendo gentilmente na lateral da embalagem.

  6. Coloque o ramo em um vaso preenchido com 8 a 10 cm de terra preta adubada e úmida. Insira o ramo de forma que ele possa se sustentar sozinho.

  7. Coloque o vaso dentro de casa, próximo a uma janela que receba sol pleno.

  8. Com um lápis, faça de seis a oito furos em um plástico-filme. Estique o plástico sobre o vaso e o ramo. Essa proteção ajudará a manter a umidade que a muda necessita para crescer.

  9. Remova o plástico diariamente para verificar a umidade da terra. Quando começar a secar, borrife água para reidratar o solo.

  10. Após quatro semanas, puxe gentilmente o topo do ramo. Se resistir, ele já começou a lançar raízes. Esse processo deve levar oito semanas. Uma semana após enraizar-se, transplante a figueira para um vaso maior, preenchido com terra fertilizada. Cuide dela da mesma forma que uma figueira adulta.

Dicas

  • Extraia mudas da figueira somente no verão.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Vaso
  • Terra preta adubada
  • Borrifador
  • Terra fertilizada
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article