O que significa desenho ortogonal?

Escrito por shannonb | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa desenho ortogonal?
Uma casa desenhada em uma vista ortogonal (maison bretonne image by Oliv from Fotolia.com)

O termo "desenho ortogonal" refere-se a uma representação em 2D de um objeto em uma visão que mostra apenas um lado de cada vez. A maioria dos desenhos ortogonais/ortográficos ocorrem em conjuntos de vários desenhos a fim de retratar todos os lados, bem como plano superior e inferior de um determinado elemento. As profissões de design e construção usam esse tipo de desenho para demonstrar para alguém a forma, layout e tamanho de um objeto. Pisos de casas ilustram um tipo comum de desenho ortográfico.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Os desenhos ortogonais incluem elevações, planos e perfis, os quais são desenhados de tal maneira que o quadro de visão (também conhecido como um plano de imagem) é paralelo ao objeto. O visualizador vê exatamente um lado do objeto em um desenho desse tipo. As elevações retratam uma face frontal, traseira ou lateral do objeto. Um plano ilustra o objeto a partir de uma orientação superior de cima para baixo, como em uma vista aérea. Os planos podem ilustrar diferentes qualidades do objeto, dependendo do posicionamento do quadro de visão, acima ou dentro do objeto. Por exemplo, uma casa teria planos diferentes, dependendo se a visualização é do fundamento, do primeiro ou do segundo andar. Um desenho cria uma seção transversal de um objeto, ilustrando o que iria aparecer no local do corte, se o visualizador pudesse ver o interior do objeto.

Vantagens

Desenhos ortográficos, quando em escala, podem ser usados ​​para determinar as dimensões exatas. De acordo com Francis Ching, "cada característica ou elemento que é paralelo ao plano de imagem [ou quadro de visão] permanece fiel em tamanho, forma e configuração." Por exemplo, um galpão ao lado de uma casa em um desenho ortográfico representaria as proporções reais das faces do edifício, a distância real entre as construções, e a forma das faces visíveis.

Limitações

Desenhos ortográficos não mostram vistas em profundidade ou realistas. Um desenho ortográfico de visão única representa cada objeto como tendo apenas duas dimensões. No entanto, ao montar dois ou mais desenhos em sobreposição, ou usando-se o contorno da linha e sombreamento, eles podem descrever a profundidade dos objetos. Além disso, o olho humano vê o mundo em perspectiva, não em duas dimensões como nos desenhos ortográficos. Ching afirma: "vistas ortográficas são abstratas no sentido de que elas não correspondem à realidade óptica". Formas curvilíneas e diagonais que existem em três dimensões representam um exemplo de distorção criada pelo desenho ortográfico. Essas formas parecem distorcidas e encurtadas porque sua totalidade não está paralela ao quadro de visão.

Usos

As empresas de design e construção usam desenhos ortográficos frequentemente para comunicar dimensões e forma. Agentes imobiliários e corretores de imóveis costumam usar plantas para mostrar aos potenciais compradores o layout e medidas de edifícios. Engenheiros e arquitetos usam vários planos, seções e elevações para descrever os detalhes de um projeto de edifício. Por exemplo, uma seção pode descrever as seções cruzadas e paredes específicas, para ilustrar o posicionamento dos sistemas de aquecimento e canalização. Da mesma forma, um plano de teto refletido mostra o teto abobadado de uma sala de estar ou várias plataformas de chão em um átrio. Além disso, a elevação pode descrever um projeto de armário de cozinha personalizado ou mostrar a localização e a altura das janelas em uma parede. Os profissionais utilizam desenhos ortográficos para comunicar seu projeto e transformá-lo em elementos reais construídos.

Desenhos relacionados

Desenhos axonométricos são também classificados como desenhos ortográficos, apesar de mostrarem um objeto em três dimensões. Qualquer aresta paralela ao visualizador é desenhada com base em uma escala real. Os outros ângulos do objeto, no entanto, não são ortogonais e, subsequentemente, distorcidos, a fim de mostrar as três dimensões do objeto. Da mesma forma, a expressão "projeção ortográfica" refere-se ao processo detalhado de construção de conjuntos de desenhos ortográficos ao projetar informações relacionadas entre desenhos. Por exemplo, linhas horizontais projetadas a partir de uma elevação de um telhado plano de um galpão retratam a dimensão da altura das paredes em todas as subsequentes elevações exteriores ortográficas. Um pedaço de informação, tal como no exemplo da altura da parede, é duplicado a partir de uma visão para outra, de forma rápida e eficiente através da projeção ortográfica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível