Vida

O que significa ser proativo?

Escrito por ripa ajmera | Traduzido por maria itokazu
O que significa ser proativo?

Ser proativo leva à felicidade

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Ser proativo significa ter total controle sobre a própria mente, emoções e comportamentos. Significa acreditar que possui o poder de mudar as situações negativas e comandar a própria vida. Ser proativo conduz à felicidade e começa com a autoconsciência.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Pode-se compreender o que é ser proativo entendendo o seu oposto: ser reativo. Ser reativo significa basear seus sentimentos naquilo que acontece do lado de fora. O comportamento reativo está fundamentado na crença de que as ações de uma pessoa não afetam o seu contexto. Ser proativo significa tomar a iniciativa para fazer as coisas acontecerem e acreditar que possui o poder de fazer escolhas positivas, capazes de mudar circunstâncias negativas.

Autoconsciência

Para ser proativo é preciso começar sendo autoconsciente, ou seja, observar a própria mente e reconhecer seus pensamentos habituais, crenças e emoções. É estar ciente dos seus padrões de comportamento. A autoconsciência é a chave para a proatividade porque se uma pessoa não tem consciência de suas reações negativas, é impossível transformá-las em ações positivas.

Força de vontade

A autoconsciência não leva automaticamente ao comportamento proativo. Conhecer os comportamentos que se deseja mudar nem sempre é suficiente. Um bom exemplo é o fumante: ele sabe que o cigarro é prejudicial e gostaria de parar de fumar, mas não consegue. É preciso força de vontade para ser proativo.

Responsabilidade

Ser proativo significa ter uma atitude de responsabilidade pela própria vida. Em seu best seller "Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes", o escritor Stephen Covey explica: "Observe a palavra responsabilidade — resposta-habilidade — a habilidade de escolher sua resposta. Pessoas altamente proativas reconhecem essa responsabilidade. Não culpam as circunstâncias, condições ou condicionamentos pelo seu comportamento, que é um produto de escolhas conscientes com base em valores, ao invés de um produto das circunstâncias, com base em sentimentos."

Autocontrole

Ser proativo significa um total controle dos próprios pensamentos, emoções e crenças. Significa também responsabilizar-se pelas próprias ações e nunca culpar os outros por erros ou circunstâncias negativas. Começa com a auto-consciência e cresce com a força de vontade e a responsabilidade. É a chave para a construção da felicidade pessoal e do estilo de vida que se deseja.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media