O que significa o termo "Scaffolding" em educação?

Escrito por margaret montet | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa o termo "Scaffolding" em educação?
"Scaffolding" é uma palavra inglesa que significa "ter/pôr andaimes", como os usados na construção civil (Nrbelex, Old Shoe Woman)

O termo "scaffolding" significa a assistência (parâmetros, regras ou sugestões) que um professor dá ao aluno em uma situação de aprendizagem. A técnica permite que o estudante obtenha ajuda apenas com as habilidades que são novas ou que vão além de sua capacidade no momento.

Inspiração de um especialista

"Um par de rodinhas em uma bicicleta é um exemplo clássico de scaffolding. É ajustável e temporário, dando ao pequeno ciclista o suporte que precisa enquanto aprende a andar de bicicleta. Sem uma ajuda do tipo, as complexas tarefas de aprender a pedalar, equilibrar-se e dirigir, todas de uma vez, seriam extremamente difíceis, se não impossíveis, para vários pequenos. Esse andaime -- rodinhas de bicicleta -- permite aos aprendizes conquistarem um objetivo, andar de bicicleta com sucesso, e então pedalar alegremente pelo seu caminho no mundo mais amplo", explicam os autores Michael F. Graves, Bonnie Graves e Sheldon Braaten, em seu livro "Scaffolded Reading Experiences for Inclusive Classes".

Tipos

O método de scaffolding também pode incluir dividir uma tarefa complexa em partes menores, verbalizar processos cognitivos, trabalho em grupo, ou sugestões. À medida que o estudante começa a trabalhar de maneira independente, o professor remove todos ou alguns dos "andaimes".

Adertência

Os professores precisam conhecer bem as habilidades dos alunos para aplicar o scaffolding com sucesso.

Considerações

O scaffolding pode ser usado em qualquer nível de ensino (nos níveis primário e fundamental, e além) e em qualquer disciplina, mas requer um planejamento detalhado da parte do professor.

O que significa o termo "Scaffolding" em educação?
O scaffolding requer um planejamento detalhado da parte do professor

Benefícios

Os benefícios do scaffolding incluem aprendizes mais motivados, mais tempo gasto em aprender do que em pesquisar, e uma chance maior dos estudantes adquirirem a habilidade desejada.

História

O conceito de scaffolding foi discutido pela primeira vez em um artigo que se transformou em um marco, escrito por Wood, Bruner e Ross, em 1976.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível