O que significa o termo "Scaffolding" em educação?

Escrito por margaret montet | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa o termo "Scaffolding" em educação?
"Scaffolding" é uma palavra inglesa que significa "ter/pôr andaimes", como os usados na construção civil (Nrbelex, Old Shoe Woman)

O termo "scaffolding" significa a assistência (parâmetros, regras ou sugestões) que um professor dá ao aluno em uma situação de aprendizagem. A técnica permite que o estudante obtenha ajuda apenas com as habilidades que são novas ou que vão além de sua capacidade no momento.

Outras pessoas estão lendo

Inspiração de um especialista

"Um par de rodinhas em uma bicicleta é um exemplo clássico de scaffolding. É ajustável e temporário, dando ao pequeno ciclista o suporte que precisa enquanto aprende a andar de bicicleta. Sem uma ajuda do tipo, as complexas tarefas de aprender a pedalar, equilibrar-se e dirigir, todas de uma vez, seriam extremamente difíceis, se não impossíveis, para vários pequenos. Esse andaime -- rodinhas de bicicleta -- permite aos aprendizes conquistarem um objetivo, andar de bicicleta com sucesso, e então pedalar alegremente pelo seu caminho no mundo mais amplo", explicam os autores Michael F. Graves, Bonnie Graves e Sheldon Braaten, em seu livro "Scaffolded Reading Experiences for Inclusive Classes".

Tipos

O método de scaffolding também pode incluir dividir uma tarefa complexa em partes menores, verbalizar processos cognitivos, trabalho em grupo, ou sugestões. À medida que o estudante começa a trabalhar de maneira independente, o professor remove todos ou alguns dos "andaimes".

Adertência

Os professores precisam conhecer bem as habilidades dos alunos para aplicar o scaffolding com sucesso.

Considerações

O scaffolding pode ser usado em qualquer nível de ensino (nos níveis primário e fundamental, e além) e em qualquer disciplina, mas requer um planejamento detalhado da parte do professor.

O que significa o termo "Scaffolding" em educação?
O scaffolding requer um planejamento detalhado da parte do professor

Benefícios

Os benefícios do scaffolding incluem aprendizes mais motivados, mais tempo gasto em aprender do que em pesquisar, e uma chance maior dos estudantes adquirirem a habilidade desejada.

História

O conceito de scaffolding foi discutido pela primeira vez em um artigo que se transformou em um marco, escrito por Wood, Bruner e Ross, em 1976.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível