Os elementos mais importantes de um plano de aula

Escrito por annabelle brown | Traduzido por tiago nunes soares
Os elementos mais importantes de um plano de aula
Faça uma lista dos materiais que você precisará para realizar a aula (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Planejar aulas é uma parte importante do ensino. Planos de aula ajudam os professores a gerir o seu tempo nas aulas, determinam o que ensinar em cada aula e fornecem um método passo a passo de como cumprir as aulas e realizar avaliações.Cada professor cria planos de aula de forma diferente. No entanto, alguns elementos-chave são necessários para a criação de um plano de aula bem-sucedido.

Metas

Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. Essas metas podem incluir o que o professor espera realizar durante as aulas e os objetivos de longo prazo de toda uma unidade sendo trabalhada. Definir metas é uma boa maneira de começar a planejar uma aula porque fornece diretrizes para os professores seguirem quando a aula fugir de seus objetivos.

Objetivos

A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. Os objetivos devem ser detalhados e específicos, e podem incluir objetivos para a aula e para uma unidade como um todo. O professor pode dividir os objetivos em seções, dependendo do tipo de plano de aula que está sendo preparado. Planos de aula podem também incluir objetivos sociais, emocionais e comportamentais, observa a Middle Tennessee State University.

Procedimentos

A parte dos procedimentos de um plano de aula é muitas vezes a maior porque ela detalha todos os passos que o professor irá utilizar para alcançar as metas e objetivos do plano de aula. Enquanto os novos professores podem incluir todas as etapas de seu processo, os professores mais experientes podem escrever um esboço geral do que eles pretendem fazer, nota a University of Southern California. Os procedimentos podem incluir como um professor planeja distribuir materiais para uma aula, como os alunos vão se sentar, e até mesmo um script ou anotações para uma palestra. Muitos professores também incluem um tempo estimado para cada procedimento para ajudá-los a gerir o seu tempo durante a aula.

Tarefas e avaliações

Os professores devem também listar os trabalhos que eles querem que os alunos realizem. Isso pode incluir trabalhos em sala de aula, trabalhos em grupo e lições de casa ou tarefas de longo prazo. O professor também deve incluir detalhes sobre como as tarefas devem ser realizadas e quando elas devem ser entregues. Os professores também podem incluir um trecho sobre a avaliação que detalhe como os alunos serão avaliados pelo trabalho que completarem. Isso pode incluir os pontos dados pela participação em sala de aula e rubricas para as tarefas que os alunos entregarem.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível