Símbolos nas plantas baixas de construção

Escrito por ty arthur | Traduzido por leonardo medina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Símbolos nas plantas baixas de construção
Planta com detalhes e anotações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A construção de um novo edifício, seja uma casa pequena de um dormitório ou um grande shopping center, é um processo rigoroso e que requer muito trabalho, planejamento e previsão. Antes de se começar a construir, todos os edifícios precisam de plantas desenhadas contendo uma série de símbolos que indicam a localização dos cômodos, tamanho e tipo de objetos que serão colocados neles.

Outras pessoas estão lendo

Função

Os diagramas de plantas de construção são mapas que indicam a posição relativa, em uma escala específica decidida antecipadamente, de onde são colocadas todas as partes de um edifício. A planta é usada para que um mestre de obras possa informar à equipe de trabalho o que e onde construir. Para isso, símbolos específicos são utilizados nas plantas, indicando paredes, objetos e portas.

Símbolos nas plantas baixas de construção
Escala

Tipos

Quase todo tipo de objeto que pode ser encontrado em um edifício tem um símbolo correspondente para uma planta baixa. Uma linha sólida simples em geral indica uma parede, enquanto uma linha sólida com uma outra linha saindo dela indica uma porta. Imagens mais complexas que refletem com precisão o tipo do objeto incluem banheiras, chuveiros, vasos sanitários, pias, fogões, lavadoras e secadoras, geladeiras, aquecedores, prateleiras e balcões. Há também símbolos para indicar objetos pequenos, tais como tomadas, conectores de cabos e luminárias, além de objetos encontrados no exterior do edifício, tais como árvores, arbustos e canteiros de flores.

Símbolos nas plantas baixas de construção
Banheira

Características

A direção e as características de um símbolo em uma planta são tão importantes quanto os próprios símbolos. Os símbolos de portas devem mostrar para que lado a porta deve abrir e onde a maçaneta será colocada, bem como distinguir entre uma porta de madeira normal e uma porta com painel de vidro deslizante. Os símbolos das portas duplas dobráveis ​​para armários também são um pouco diferentes dos outros símbolos de porta. O símbolo de chuveiro muda, no caso de incluir uma banheira ou ser um único chuveiro onde se fica em pé. Os símbolos também podem ser alterados para indicar diferenças, tais como paredes de altura parcial ou de altura total, rodapé, aquecedores de água e pias comuns ou pias suspensas, que incluem também um armário com espelho.

Símbolos nas plantas baixas de construção
Porta com indicação de abertura

Vantagens

Embora muitas plantas sejam desenhadas à mão em papel milimetrado, existem muitos aplicativos de software diferentes, que automatizam o desenho dos símbolos. Desenhar símbolos com um programa de software não apenas acelera o processo de criação da planta, mas garante também que cada símbolo seja uniforme e fácil de entender. A maioria dos programas para desenho de plantas incluem símbolos não apenas para residências, como também para escritórios, armazéns, escolas e locais de trabalho nos edifícios comerciais.

Considerações

Quase todo objeto que pode ser construído em um edifício tem um símbolo padronizado para se usar em uma planta baixa. Embora a maioria dos aplicativos de software permita que você desenhe o seu próprio símbolo, é altamente recomendável que você use sempre os símbolos padrão, para evitar equívocos por parte dos empreiteiros e da equipe de construção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível