Sinais de doenças relacionadas ao amianto

Escrito por mitch mitchell | Traduzido por erick vasconcelos
Sinais de doenças relacionadas ao amianto

O amianto é um material muito perigoso e que causa doenças potencialmente letais

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Doenças relacionadas ao amianto são assustadoras. Não há sintomas iniciais de ser contaminado pelo material. Pode levar até 40 anos para que algumas pessoas exibam quaisquer sintomas de exposição. Quando os sintomas de fato aparecem, eles são parecidos com os de outras doenças e podem ser negligenciados.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas iniciais

O problema de diagnosticar cedo as doenças relacionadas ao amianto é que os sintomas são similares àqueles de outras doenças. Falta de fôlego, tosse persistente e dores no peito não identificarão o problema como relacionado ao amianto. Perda de peso e dores nas articulações têm o mesmo problema; são sintomas que as pessoas experimentam ao ficarem mais velhas.

Indicadores mais sérios

Outros sintomas que podem ser mais óbvios, especialmente se é sabido que a pessoa em questão lidou com amianto. A pele pode tomar um tom azulado, indicando problemas de oxigenação no sangue. Tossir sangue é sempre um sinal de que algo sério está errado. Outro sinal é uma anomalia conhecida como hipocratismo digital, em que as unhas dos pés e das mãos se viram para dentro da pele. Obstrução intestinal também é um sinal potencial.

Amiantose

A amiantose é causada pelas cicatrizes do tecido pulmonar por conta da exposição ao amianto. Os sintomas são semelhantes aos do enfisema e pode ser difícil para os médicos determinarem quais doenças são a verdadeira causa, especialmente se o paciente for fumante. Uma radiografia ou tomografia dos pulmões é necessária para avaliar corretamente. Não há cura para a amiantose, mas o tratamento pode aliviar os sintomas.

Mesotelioma

O mesotelioma é uma doença perigosíssima causada pela inalação de amianto. É uma forma de câncer de pulmão que afeta o mesotélio, que é um epitélio fino sobre os pulmões, coração, abdome e outros órgãos. O mesotélio pulmonar, ou pleura, é o que é mais afetado pelo amianto. Contudo, o mesotelioma já foi encontrado no peritôneo, que cobre a cavidade abdominal, e no pericárdio, que envolve o coração. Não há cura.

Seja cuidadoso

O problema com as doenças causadas pelo amianto é que seus sintomas levam muito tempo para se manifestar. Isso significa que quando as doenças são diagnosticadas, frequentemente não há mais o que se fazer. Se você não tem certeza se foi exposto ao amianto, teste a presença de pó de amianto ou chumbo na sua região. Se você sabe que será exposto ao amianto, use uma máscara que cubra tanto o nariz quanto a boca. Certifique-se de que seu médico sabe de sua exposição ao amianto nos seus registros, porque isso pode ajudar diagnósticos mais precoces no futuro.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media