Sinais e sintomas de paralisia cerebral em crianças

Escrito por andrea coventry | Traduzido por jéssica rodrigues
Sinais e sintomas de paralisia cerebral em crianças

Fique atento aos sinais da paralisia cerebral

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A paralisia cerebral ocorre quando certas áreas do cérebro são danificadas ou desenvolvem anomalias. Essas áreas são frequentemente as responsáveis pelos movimento e postura, o que pode resultar em dificuldades para a criança na coordenação dos movimentos corporais. As causas podem ser por lesões na cabeça, catapora, rubéola, meningite bacteriana, citomegalovírus (similar ao vírus da gripe), encefalite viral, derrames ou falta de oxigenação no cérebro. Outras causas podem ocorrer se a mãe tiver toxoplasmose ou sífilis. De acordo com o Hospital Infantil da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), apenas 10 a 20% dos casos ocorrem depois do nascimento. A Mayo Clinic afirma que a paralisia ocorre em 2 a 4 crianças de cada 1,000 nascimentos nos Estados Unidos e Europa. Embora não seja comumente diagnosticada antes de um ano de idade, os sintomas estão presentes no bebê e são classificados em quatro tipos principais de paralisia cerebral.

Outras pessoas estão lendo

Sinais comuns de paralisia cerebral

Crianças de colo com paralisia cerebral podem ter hipotonia, quando o tônus diminui e os músculos parecem frouxos. Outras podem ter os músculos mais rígidos. O bebê pode experimentar atraso para desenvolver o caminhar, engatinhar, sentar, rolar ou sorrir. Um lado do corpo pode parecer favorecido em detrimento do outro, quase demonstrando uma anormal e precoce preferência de mão. Crianças aprendendo a andar ou engatinhar pode arrastar uma perna. Crianças também tendem a reter o reflexo de Moro passado da idade normal de seis meses. O reflexo de Moro é quando uma criança é derrubado de costas e suas pernas estão acima de sua cabeça. Ele irá abrir seus braços, como se estivesse se preparando para um abraço. Ocasionalmente, eles também têm retardo mental.

Paralisia cerebral espástica

Paralisia cerebral espástica é a forma mais comum, encontrada entre 70 e 80 % de todos os casos, de acordo com o UCSF. Os músculos tendem a ficar rígidos e com frequência permanentemente contraídos. Os sinais podem ser pernas viradas para dentro na altura do joelho, levando à dificuldade em aprender a engatinhar e andar. Agitação ou tremores descontrolados podem ocorrer em um dos lados do corpo. Na diplegia, afeta ambos os braços e pernas; na hemiplegia os membros de um dos lados do corpo são afetados, geralmente mais o braço do que a perna; na quadriplegia todos os quatro membros são afetados, com mais problemas na boca. A monoplegia é rara e afeta apenas um membro, já a triplegia, também rara, só três membros.

Paralisia cerebral atetóide

Paralisia cerebral atetóide, também conhecida como paralisia cerebral discinética, é encontrada entre 10 e 20% dos casos, segundo o UCSF. Um movimento lento e descontrolado de contorcer-se ocorre nos músculos das mãos, braços, pés, pernas e rosto. Problemas faciais podem incluir baba anormal ou franzir da testa e possivelmente dificuldade na alimentação. A criança pode ter dificuldade ao aprender a fazer sons da fala e pode ter perda de audição.

Paralisia cerebral atáxica

Paralisia cerebral atáxica afeta cerca de 5 a 10% dos casos, também de acordo com o UCSF. Atinge a coordenação, percepção de profundidade e o equilíbrio. As crianças têm dificuldade de pegar e segurar brinquedos e comida, e também em manter o equilíbrio ao aprender a andar.

Paralisia cerebral mista

A forma mista ocorre quando características das últimas duas formas existem. Às vezes, existem características de todas as três.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media