Mais
×

Sintomas caninos de rigidez

Atualizado em 17 abril, 2017

Rigidez canina é um problema comum aos cães velhos ou aqueles com problemas ortopédicos. Existem vários sintomas que seu cão pode mostrar se estiver sofrendo de rigidez. Ela é geralmente indicativo de um problema mais sério, e a única maneira de alivia-la é diagnosticar a causa.

Cães que estejam sofrendo de rigidez podem ter problemas ao tentarem se levantar (dogs face image by leafy from Fotolia.com)

Problemas ao levantar

Se um cão estiver se sentindo rígido, ele poderá ter dificuldades ao se levantar, principalmente após dormir. A rigidez deixará difícil para o cachorro se levantar depois de descansar e é mais desgastante para as patas traseiras. Considere arrumar uma cama aquecida para seu cachorro, pois pode ajudar a aliviar a rigidez enquanto ele dorme e ajudar a diminuir a dor quando levantar.

Dificuldades para andar

Mancar, coxear e se recusar a andar são sintomas de rigidez em um cachorro. Se um cão estiver dolorido ou rígido, ele terá dificuldades em mexer as pernas e juntas da maneira normal. Ele pode compensar em uma perna, ou querer não andar de vez se a dor e rigidez forem demais. Além disso, o cão pode não conseguir subir degraus como antes. Coloque uma rampa para ele subir ou descer as escadas ou mantenha todas as necessidades dele em um andar para eliminar a necessidade de passar pela escada. Leve-o ao veterinário para diagnosticar o que está causando a rigidez ao se mover. Displasia no quadril e artrite são doenças comuns onde rigidez e problemas ao andar são sintomas.

Dor

Se tocar o quadril ou outra junta do cão e ele latir, se afastar, rosnar ou até mesmo tentar morder, ele pode estar sentindo dor. Além disso, um cão com rigidez no pescoço ou nas costas pode andar ou se mover de uma maneira dura. Rigidez de pescoço ou costas pode ser indicativo de problemas em um disco ou vértebra e deve ser tratado com um veterinário imediatamente.

Diminuição no nível de atividade

Se seu cão está acostumado a correr, brincar e tem muita energia, mas não agora, ele pode estar sofrendo de rigidez. Ela faz com que o cão limite sua atividade, e isso é mais alarmante em cães que são muito brincalhões e andam muito. Essa rigidez pode ser causada por um problema ortopédico que pode ser tratado com anti-inflamatórios sem esteroides ou com suplementos de glucosamina. Consulte seu veterinário sobre as opções de tratamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article